domingo, 29 de setembro de 2013

ACERCA DO DIVÓRCIO: MARCOS 10:11 E MATEUS 19:9 ( HERMENÊUTICA )



Toda a Escritura divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16 - Versão NVI)

 Hermenêutica em Mc. 10:11 e Mateus 19:9

 Marcos 10:11 - "Ele respondeu: Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela." (Versão NVI)

 Ele respondeu = Jesus dando uma explicação (Após ler o contexto, vê-se que Jesus estava sendo indagado - ver versículos anteriores)

 Todo aquele = Aqui Jesus não faz acepção (grego / gentil / assembleiano / ímpio / católico / espírita, baiano, goiano, argentino, tocantinense, pastor, obreiro, membro, ovelha, etc...

 que se divorciar - afastar, apartar, desquitar, desunir e separar

 de sua mulher - Casado legalmente (Exclui namorado / amasiado / amante / enrolado, etc); Outro fator conclusório e até cultural é que o título de mulher usado por Jesus seria no grego o equivalente a "esposa", pois todo o contexto está direcionado a cerca do casamento / divórcio (relação marital)

 e se casar com outra mulher - Casar-se novamente (2º, 3º casamento) Ps.: para os "espertinhos" de plantão vale lembrar que homossexualismo é condenável pela bíblia (Pois vemos muitos alegarem: Vou viver com mulher / homem (mesmo sexo), porque homem / mulher não presta);

 estará cometendo adultério contra ela = Ação futura e contínua (dado pelo ver estar no futuro do presente do indicativo), seguido do verbo "cometer" no gerúndio, que significa: fazendo, incorrendo, incumbindo, perpetrando e praticando , ou seja, um ato contínuo... (pecado contínuo)

 Adultério contra ela - Vou fazer referência a um trecho do famoso decálogo de Moisés (10 mandamentos) que se encontra também em Dt. 5:18 (não adulterarás)

 ┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼┼

 Mateus 19:9 - "Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério" - (Versão NVI)

 Eu lhes digo = Jesus dando uma explicação (Após ler o contexto, vê-se que Jesus estava sendo indagado - ver versículos anteriores)

 todo aquele = Aqui Jesus não faz acepção (grego / gentil / assembleiano / ímpio / católico / espírita, baiano, goiano, argentino, tocantinense, pastor, obreiro, membro, ovelha, etc...

 que se divorciar - afastar, apartar, desquitar, desunir e separar;

 exceto por imoralidade sexual = A única situação que permite-se o divórcio é por imoralidade sexual. Na versão bíblica original do grego, esse trecho é transliterado como "a não ser por causa de infidelidade / traição", pois traição é considerado, nos padrões bíblicos, assim como todo pecado uma "imoralidade". Logo na sequência do versículo já anula a velha desculpa: "Ele / ela me traiu, então posso separar e casar com outro (a)"...

 e se casar com outra mulher = Casar-se novamente (2º, 3º casamento) Ps.: para os "espertinhos" de plantão vale lembrar que homossexualismo é condenável pela bíblia (Pois vemos muitos alegarem: Vou viver com mulher / homem (mesmo sexo), porque homem / mulher não presta); A continuidade desse versículo no contexto de Marcos, é a negativa seguida de uma condicional (e se)... que faz concordância com a sentença afirmativa... (quem divorciar / quem casar novamente... são

 Está cometendo adultério = Vou fazer referência a um trecho do famoso decálogo de Moisés (10 mandamentos) que se encontra também em Dt. 5:18 (não adulterarás). O verbo estar no infinitivo perfeito seguido do verbo cometer no gerúndio, que significa uma ação continua / que está sendo praticada seguidamente...

 Por esse versículo, conclui-se que usaríamos uma brecha que permite divórcio, porém como a palavra de Deus é perfeita e não aceita e não contém falhas, percebe-se que aquele (a) que se divorcia, além de não praticar o "amor", Jesus já descartou o segundo casamento (Divorciou = fique sozinho até Jesus nos buscar).

 E no discorrer da leitura em ambos versículos analisados, Jesus enfatiza e ainda diz: "Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido." (Mateus 19:11)

 Até os discípulos se escandalizaram: Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. (Mateus 19:10)

 Mas a palavra de Deus é clara e perfeita, por isso, sabemos que o casamento, que é um princípio Divino, deve ser honrado e respeitado...

 Não que os "divorciados" que não conheciam a palavra ou erraram em se casar novamente vão para o inferno ou estão condenados eternamente, mas o pecado sempre trouxe e sempre trará conseqüências. E como a ação é contínua "está cometendo", nada mais justo que suas consequências, serem contínuas...

 Que o Senhor nos ilumine e sempre nos traga a revelação de sua palavra...

 "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - (Jo 8:32)
 "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel" (Malaquias 2:16a)

 Somente a morte pode desligar a união.

 I Co. 7:39 “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.”

 a. O contrato é anulado somente pela morte.
 b. A viúva (ou o viúvo) só pode casar de novo de acordo com a vontade de Deus. (Casamento dentro dos princípios que exclui casamento do viúvo (a) com algum (a) divorciado (a)).

 Que Jesus nos abençoe sempre mais...

PastorLeonardo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Colaboradores