sábado, 25 de fevereiro de 2012

1 CRÔNICAS



Autor: Indeterminado. Crê-se que tenha sido revisado por Esdras. No texto hebraico, 1

e 2Crônicas são um só livro.

Período: Provavelmente foi escrito durante ou logo após o Exílio. Pode ser considerado

um suplemento aos livros de 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis. Algumas descrições históricas

são quase idênticas às dos livros anteriores.

Tema principal: A soberania de Deus, 4:9,10; 5:20; 11:14; 12:18; 14:2,10,14,15.

Personagem central: Davi (v. a história de sua vida em 1058 e 4303).

Particularidades: Os livros de Samuel e de Reis referem-se a eventos de ambos os

reinos, enquanto Crônicas se ocupa quase exclusivamente da história de Judá.

SINOPSE

I. Genealogias e morte de Saul

1. Genealogias, caps. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

2. Derrota e morte de Saul, cap. 10

II. O reinado de Davi

1. Sua ascensão ao trono; a tomada de Jerusalém; seus homens e seu poderoso exército,

caps. 11 e 12

2. O erro de tentar transportar a arca em um carro novo, cap. 13

3. Vitória sobre os filisteus, cap. 14

4. A arca trazida a Jerusalém, cap. 15

5. A grande festa de regozijo, cap. 16

6. O desejo de construir um templo para o Senhor não lhe é concedido, cap. 17

7. As grandes vitórias militares, caps. 18, 19, 20

8. O censo pecaminoso, cap. 21

9. Os materiais para a construção do Templo, a cargo de Salomão, cap. 22

10. A organização dos assuntos do reino, caps. 23, 24, 25, 26, 27

11. Últimas instruções de Davi ao povo e a Salomão; Salomão torna-se rei, caps. 28 e

29; morte de Davi, 29:28

Passagens notáveis

A oração de Jabez, 4:10.

Davi derrama a água do poço de Belém, 11:17-19.

O salmo de Davi, 16:7-36.

Descrição do coro e da orquestra de Davi, cap. 25.

Última bênção e oração de Davi, 29:10-19.


O diagrama mostra o nível moral da vida dos reis de Judá, cujo exemplo foi seguido

pelo povo — levando o reino à queda. Reis como Davi, Asa, Jeosafá, Joás, Jotão,

Ezequias e Josias foram gigantes espirituais, apesar de seus defeitos.

Devido a esses governantes, a nação ficou a salvo da destruição por um longo período.

A grande maioria dos reis, no entanto, como revela o desenho, não viveu no plano

elevado da justiça, mas desceu a pecados graves e à idolatria, trazendo o juízo divino

que resultou no cativeiro babilônico.

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