Lição 3, E DEUS os Criou Homem e Mulher
4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro
de Gênesis Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev.
Luiz Henrique de Almeida Silva NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS
MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
TEXTO ÁUREO
"E de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da
terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua
habitação." (At 17.26)
VERDADE PRÁTICA
DEUS nos criou à sua imagem e semelhança, para que o amemos e vivamos para a
sua glória.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 17.26 - No princípio DEUS criou a raça
humana
Terça - Ml 2.10 - DEUS nos fez; logo, somos todos irmãos
Quarta - Gn 1.27 - O homem e a mulher são obras primas da criação de DEUS
Quinta - Hb 2.7 - DEUS nos criou menor do que os anjos
Sexta - Sl 100.3 - Que toda a Terra saiba que DEUS é o Criador
Sábado - Sl 95.6 - Louvemos ao nosso Criador, pois só Ele é digno de receber
o louvor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.7,18-24
7 - E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra e soprou em seus
narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18 - E disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei
uma adjutora que esteja como diante dele.
19 - Havendo, pois, o Senhor DEUS formado da terra todo animal do campo
e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e
tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo
animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como
diante dele.
21 - Então, o Senhor DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este
adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da costela que o Senhor DEUS tomou do homem formou uma mulher; e
trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha
carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher, e serão ambos uma carne.
OBJETIVO GERAL
Evidenciar o fato de que DEUS criou o homem e a mulher. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a maneira como o homem foi criado; Conhecer como se deu a criação da mulher; Explicar a constituição do casamento. PONTO CENTRAL
Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de DEUS. Resumo da Lição 3, E DEUS os Criou Homem e Mulher
I - COMO O HOMEM FOI CRIADO
1. A matéria prima do homem.
2. O sopro divino.
3. Adão, um ser imortal.
4. A missão do homem.
II - A CRIAÇÃO DA MULHER 1. A solidão do homem. 2. A criação da mulher. 3. A principal característica moral da mulher.
III - A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO 1. Monogâmico. 2. Heterossexual. 3. A indissolubilidade.
SÍNTESE DO TÓPICO I - O homem foi criado do pó da Terra e recebeu de
DEUS o fôlego da vida.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A mulher foi criada a partir da costela de
Adão o que mostrar que ambos têm a mesma origem, o pó da Terra.
SÍNTESE DO TÓPICO III - DEUS instituiu o casamento monogâmico,
heterossexual e indissolúvel.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"1."Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de
DEUS, não
um produto da evolução. O homem e a mulher, igualmente foram criados à
'imagem' e 'semelhança' de DEUS. À base dessa imagem, podiam comunicar-se
com DEUS, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor,
glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a DEUS e obedecendo-o. Eles
tinham semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos,
tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o certo
(Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia obediência
moral e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com
DEUS foi desvirtuada. Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a
semelhança moral original. Adão e Eva possuíam semelhança natural com DEUS.
Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções,
autoconsciência e livre-arbítrio. Em certo sentido, a constituição física do
homem e da mulher retrata a imagem de DEUS, o que não ocorre no reino
animal. DEUS pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria
visualmente a eles e a forma que seu Filho um dia viria a ter. O fato dos
seres humanos terem sido feitos à imagem de DEUS não significa que são
divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependente de DEUS. Toda
a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva" (Bíblia de Estudo
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1991, p. 33).
2. "Uma linda tradição judaica observa que DEUS não tirou Eva do pé de Adão,
para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse
acima. Em vez disso, DEUS tirou Eva da costela de Adão, para que os dois
pudessem caminhar um ao lado do outro ao longo da vida" (RICAHRDS, Lawrence. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 26).
PARA REFLETIR - A respeito do livro de Gênesis:
Em que dia da obra divina o homem foi criado?
O homem foi criado no sexto dia.
Por que DEUS criou o ser humano?
O homem foi criado para uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o
solo e guardar o jardim que o Senhor plantara.
Qual a principal característica da mulher em relação ao esposo?
A principal característica moral da mulher esta no fato de que DEUS
criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o.
Quais as características do casamento?
As principais características são: monogâmico, heterossexual e
indissolubilidade.
Por que é importante conhecermos esta verdade?
Pelo fato de que existem muitas falsas teorias e mentiras a respeito da
origem da vida humana e do casamento.
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão
- CPAD, nº 63, p. 38. - Você
encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam
expandir certos assuntos.
SUGESTÃO DE LEITURA
20 Evidências de que DEUS Existe, História de Israel no Antigo Testamento e
Manual Bíblico Entendendo a Bíblia.
COMENTÁRIOS DE VÁRIOS AUTORES COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES
DO Ev. HENRIQUE Para mim antes de sua expulsão Lúcifer estava no céu. Depois
de sua queda, agora chamado Satanás, habitou no local que é no Iraque, no
Jardim do Éden. Mesmo local onde DEUS criou Adão. DEUS disse para Adão lavrar
e guardar o jardim - Guardar tem a ver com guardar de ladrão, que no caso é
Satanás que veio roubar, matar e destruir.
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio
de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral Objetivos: -Entender que o primeiro relato da
formação do
homem fala de sua posição dentro da criação, e o segundo, de sua efetivação. -Concordar que as teorias sobre a origem do homem
são, realmente, antibíblicas, pois não tem o respaldo da Palavra de DEUS. -Aceitar, pela fé, que o ensino bíblico sobre a
origem do homem é autentico, pois retrata a revelação de DEUS a Moisés. -Compreender que as faculdades humanas são
particularidades do homem, as quais o fazem diferente dos outros animais. 1. Esclareça aos alunos que Moisés, no livro de
Gênesis, relata, duas vezes, a formação do ser humano. No primeiro registro
(Gn 1.26,27), ele nos mostra que o homem, a obra-prima da criação, foi
feito no sexto dia. No segundo (Gn 2.7,8), explica que Adão foi formado do
pó da terra. 2. Explique a eles que todas as teorias, sobre a
origem do homem, são antibíblicas, pois desejam desacreditar o registro da
Palavra de DEUS, o qual é aceito pela fé, e não através da razão. A mais
perigosa delas é a da evolução das espécies, que afirma ser o homem
originário do macaco. 3. Explique a eles que a Bíblia é a única fonte
em que devemos confiar, sobre a origem do homem, pois é a Palavra de DEUS.
O ser humano tem a natureza biforme, ou seja, ele possui o elemento
material, feito do pó da terra, e o imaterial, outorgado pelo Senhor,
através do sopro divino (alma e espírito). Como professor, você tem a obrigação de
compreender devidamente o assunto, para estar apto a responder às diversas
perguntas que lhe forem feitas durante a aula. Pesquise, busque auxílio em
outras fontes. Não se contente com um estudo superficial. Aprofunde-se na
matéria, pois a Palavra de DEUS é urna fonte inesgotável. Introdução Têm surgido as mais variadas teorias acerca da
origem do homem. De um modo geral, elas não conseguem anular a ligação do
ser humano com a Terra. Entretanto, a única fonte realmente autorizada,
acerca da origem da humanidade, é a Bíblia Sagrada. Os dois primeiros
capítulos de Gênesis nos oferecem, de modo plausível e coerente, a
verdadeira história das origens, inclusive a do homem. l. OS DOIS RELATOS BÍBLICOS DA CRIAÇÃO DO HOMEM 1. O primeiro relato sobre a criação do homem.
Encontra-se em Gênesis 1.26,27. Neste texto, está declarada a ordem criativa
da Trindade, quando diz: "Façamos o homem". A despeito da importância
teológica que se dá ao "façamos", para denotar a participação triúnica da
Deidade, o fundamental, nesta passagem, é a palavra "BARAH" (hebraico), do
versículo 27, que quer dizer: "criou". DEUS o fez do pó da terra, mas sua
criação foi um ato divino. Ele foi feito especial e diferente da vida
vegetal, aquática e animal. 2. O segundo relato da criação do homem. Encontra-se em
Gênesis 2.4-8. Neste relato histórico, ternos, além da
criação do homem, também a descrição da origem da mulher. Enquanto a
primeira narração se preocupou mais em mostrar a ordem da criação e a
decisão da Corte Divina, em criar o homem a sua imagem e semelhança, o
segundo relato apresenta a sua efetivação. No texto de Gênesis 2.7, ternos a
seguinte declaração: "E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra, e
soprou em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente. 3. A criação da mulher. No segundo relato da
criação, podemos destacar, no texto de Gênesis 2.18-25, a formação da
mulher. Depois de DEUS ter criado Adão, Ele também fez Eva. Em Gênesis 1.27,
está escrito: "macho e fêmea os criou". II. TEORIAS ANTIBÍBLICAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM 1- A teoria evolucionista. Esta teoria apresenta
o homem como um ser que evoluiu de urna ordem inferior, no mundo animal.
Ensina que esta evolução resultou de sucessivas alterações nas formas
materiais, devido as forças latentes que existem na matéria. Mas a Bíblia
refuta esta teoria, quando declara que: (1) a origem do homem resultou de um ato
criativo de DEUS; (2) o ser físico do homem também é resultado de
um ato criativo de DEUS, que utilizou a matéria já existente "afar"
(hebraico), que significa "pó da terra"; (3) O homem, hoje, tem a mesma estrutura física
e espiritual do dia em que foi criado;. (4) o homem foi tirado da terra e está destinado
a ela, depois da morte (Ec 3.20); (5) o homem não é evolução natural da terra,
pois ele foi "plasmado". 2- A teoria filosófico materialista. Sigmund
Freud, que lançou esta teoria, era ateu, filósofo e psicanalista. Ele
enfatizou, em seus argumentos, a ideia de que o homem, em sua vida biológica
e psicológica, tem como base e formação de sua personalidade e seus
instintos naturais. Afirmou ele que coisas, como sexo, fome, sede, segurança
e prazer, são pressões que determinam as ações e os padrões da personalidade
do homem. No conceito de Freud, a natureza do homem não se relaciona com o
sobrenatural, no caso, DEUS. Para ele, a ideia de urna relação do Criador
com o ser humano é imprópria e inexistente, pois o mesmo vê o homem como
urna criatura egocêntrica, voltada apenas para as suas necessidades, sem
qualquer comunhão com um ser supremo. Acreditava ele que, ao morrer o
homem, nada mais resta. 3- A teoria do humanismo científico. As fontes
de informações, para os adeptos desta teoria, sobre a natureza e origem do
homem, estão na Biologia, Psicologia e Medicina. Para esta escola de
pensamento, o homem é um produto evolucionário da Natureza, sem a menor
possibilidade de imortalidade. III. O ENSINO DA BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO HOMEM 1- A biforme natureza do homem. O homem foi
criado com urna biforme natureza: material e imaterial. A primeira foi
formada do pó da terra (Gn 2.7) e a segunda, outorgada diretamente pelo
Criador. O sopro divino nas narinas do homem concedeu-lhe a vida física e a
espiritual. A vida imaterial do homem é representada pela
alma e pelo espírito. Porém, esta dupla natureza do homem é representada por
urna tricotomia, que se constitui, na parte material, pelo corpo; na
imaterial, pela alma e pelo espírito (1 Ts 5.23). 2. A tricotomia do homem (1 Ts 5.23; Hb 4.12).
O
termo tricotomia significa "aquilo que é dividido em três", ou "que se
divide em três tomos". Em relação ao homem, refere-se as três partes do seu
ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto daqueles que
entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em
duas partes: corpo, alma ou espírito. Os defensores da dicotomia do homem unem alma e
espírito como urna só parte e, às vezes, como se fossem urna só coisa.
Entretanto, parece-nos mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Este
conceito crê que o homem é urna triunidade composta e inseparável. Só a
morte física é capaz de separar o corpo de sua parte imaterial. a) O corpo. É a parte inferior do homem que se
constituí de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono,
hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro,
iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém,
o corpo, com todos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor. b) A alma. É preciso saber que o corpo sem a
alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional e
racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" e,
no grego do Novo Testamento, por "PSIQUE". e) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego
é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas
também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Le 20.37; 1 Co 15.53). Ele é o
princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento
de comunicação entre DEUS e o homem. Certo autor cristão escreveu que "o
corpo, a alma e o espírito constituem a base real dos três elementos do
homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de
DEUS". IV. AS FACULDADES DISTINTAS DO HOMEM 1- As faculdades do corpo. São cinco as
faculdades principais, as quais se manifestam através do corpo: visão,
audição, olfato, paladar e tato. Ainda que sejam distintas urnas das outras,
elas não atuam independentes do comando da alma. São denominadas de
instintos naturais ou sentidos corporais, os quais recebem impressões do
mundo exterior, transmitidas ao cérebro, através do sistema nervoso. É daí
que partem as ordens para todas as partes do corpo. Os sentidos físicos
obedecem às leis naturais que estão impressas no ser humano. São elas que
regem as atividades do corpo. 2. As faculdades da alma. São três as faculdades
ou qualidades da alma, pelas quais ela se manifesta: intelecto, sentimento e
vontade. O INTELECTO - (Gn 1. 28; 2.19,20) é a parte da
alma que pensa, raciocina, decide, julga e conhece. É ele quem recebe os
conhecimentos. Três outras manifestações lhe são peculiares: a imaginação,
memória e razão. Com a primeira, o homem é capacitado a idealizar e
projetar. É um processo do pensamento que habilita o ser humano a construir
imagens, através do raciocínio. A segunda é outro atributo do intelecto que
capacita o homem a guardar em seu cérebro os fatos passados e presentes. Ela
retém os conhecimentos adquiridos e os traz a lembrança. A terceira é um
atributo do intelecto que leva o homem a pensar, julgar e compreender as
relações entre as coisas, distinguir entre o verdadeiro e o falso, o bem e o
mal. O SENTIMENTO - faz o homem um ser emotivo. Ele
não é urna máquina insensível, pois pode sentir todas as grandes emoções,
como alegria, gozo, paz, prazer, tristeza, descontentamento, pesar e dor. A VONTADE - se expressa como resultante das
influencias do intelecto e dos sentimentos. Ela não age sozinha. Não há
vontade livre ou independente. Ela obedece às forças emotivas e
intelectuais da alma. 3. As faculdades do espírito. Duas faculdades
principais se destacam com abrangência sobre outras qualidades importantes,
as quais são: Fé e Consciência. Elas identificam o ser religioso do homem.
Podemos chamar de natureza espiritual, da qual o ser humano é dotado
especialmente para urna perfeita comunhão com DEUS. Os sentidos físicos e
psicológicos tornam o homem um ser terreno e racional, mas os espirituais o
tornam um ser especial. A faculdade da fé é urna qualidade do espírito
humano que expressa a religiosidade do homem e o toma capaz de adorar,
reverenciar, louvar e orar a DEUS, o Criador. Não se trata de um tipo de fé,
adquirida ou ensinada, mas é urna forma inata que nasce com qualquer ser
humano. Ela nos estimula a buscar a DEUS e comungar com Ele. ENSINAMENTOS PRÁTICOS 1. DEUS, em sua infinita sabedoria, revelou a
Moisés o princípio de todas as coisas, ciente de que surgiriam falsas
doutrinas que tentariam denegrir o relato bíblico. No entanto, Ele mesmo nos
concedeu a fé, virtude esta que nos capacita a crer plenamente neste
registro. 2. O incrédulo não quer admitir a existência de
um Ser Supremo, Criador de todas as coisas e, para justificar a sua
incredulidade, dá lugar as muitas especulações sobre a origem do homem. Nós,
conhecedores da verdade, rimos deles, pois não passam de tolos, conforme se
expressou Davi em Salmo 14.1. 3. As bibliotecas do mundo estão cheias de
tratados a respeito da origem do homem, e a maioria deles procura desfazer o
relato bíblico. Mas são teorias semelhantes aos castelos de areia, os quais
ruem com qualquer vendaval. Mas nós ficamos com o que a Bíblia nos diz, pois
é a sempiterna Palavra ele DEUS.
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio
de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral A Mensagem
do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11 DE JANEIRO de 1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - 1º trimestre de 1942 - Adalberto
Arraes RESUMO DA LIÇÃO I — A
formação do homem — Conselho e execução — 1:26-28;
2:7. II — A
criação é sujeita ao homem —
2:8-9; 19-20. III — A
formação da mulher — 2:18,
21-22. IV —
A instituição do matrimônio —
2:23-24 No sexto dia, após haver DEUS criado todas as
coisas, houve um conselho para formação do homem: "Façamos
o homem"; disse
o Senhor. DEUS é trino e nos seus
conselhos Ele age de modo liberal e coerente com a sua perfeição. DEUS tem
prazer em seus servos fiéis, (comp. Gên. 6:13; 8:17; João 15:15, etc.) pois
os trata como amigos. Notamos ainda um detalhe importante, é que o homem não
foi apenas criado, como os
demais seres, conforme vimos na lição anterior. Para
as outras coisas está escrito: -— criou,
haja, produza a terra ou produzam
as águas, etc.; com respeito
à criação do homem, porém, a Escritura
fala de outro modo, v. 7: "e
formou o Senhor DEUS o homem'. E'
como se um conselho de Estado desse ordens solenes por qualquer dos seus
componentes mas, para determinado assunto, por uma deferência especial, todo
o conselho se reunisse para agir, empregando todos os seus recursos para um
só objetivo. Concluímos, pois, que DEUS Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO, fizeram
pessoalmente o homem e, justamente por isso, essas três Pessoas têm parte
absolutamente na sua salvação.
À sua imagem DEUS o criou Podemos entender que o homem
era imagem e semelhança de DEUS, não no seu
poder, nem na sua imortalidade, nem tão pouco na sua perfeição e
imutabilidade, mas sim no seu original entendimento. "DEUS fez o homem reto,
mas eles buscaram muitas inovações". (Ecl, 7:29). Quanto à sua formação do
pó da terra, o entendimento humano conduz à falsa suposição de que DEUS
tenha feito uma espécie de boneco de barro e lhe tenha soprado o espírito de
vida. Isso é falso, e errado e não está escrito. A verdade é que o homem foi
formado do pó da terra e não de pó;
como, ou por que processo, não o sabemos, DEUS o sabe. Uma observação
interessante nos mostra que, tendo sido a terra criada no
principio, todas as coisas que nela existem saíram dela. Por exemplo:
tomemos um automóvel; se disséssemos a um ignorante que o automóvel foi
formado do pó da terra, ele, certamente, riria e não daria o menor crédito;
no entanto, desde os pneumáticos, até à capota; desde os faróis até o
para-choque, forros, tapetes, etc., tudo saiu do pó da terra; até mesmo a
essência e o óleo que o fazem andar saíram do pó da terra. Isso não nos
mostra a necessidade de crer que se fez um automóvel de barro, e por um
passe mágico ele saiu andando, mas podemos afirmar que o homem tirou o
automóvel do pó da terra. Em ambos os casos a origem, a concepção e os fatos
são insofismáveis, embora tenha havido fatores intermediários não revelados
com respeito ao homem.
Perante DEUS, a criação é secundária, em face do
homem.
1- DEUS denominou o Dia, a Noite, o Céu e a
Terra. Tudo o mais na criação foi denominado pelo homem. DEUS trouxe tudo a
Adão, 'para ver como ele chamaria', essa foi a primeira prova de
inteligência a que o homem foi sujeito. Adão saiu vitorioso da prova, pois
com raciocínio lúcido pôde justificar o nome que deu a Eva. DEUS já tinha
resolvido dar uma companheira ao homem (v. 18), mas antes disso sujeitou-lhe
"tudo" que criara (v. 19-20). Isso nos mostra que o homem é senhor sobre a
criação, antes que a mulher existisse, sem, contudo, poder se gloriar nisso
como superior à mulher porque ela foi tirada dele. A criação em geral foi
formada diretamente da terra e da água; a mulher, porém foi tirada do homem.
2- DEUS disse ao homem que sujeitasse a terra
(v. 28) e ele não tem feito mais do que desobedecer a essa ordem. O egoísmo,
"regionalismo, o racismo, o patriotismo e outros ismos" têm criado os
problemas do chamado "espaço vital" cuja solução é impossível enquanto o
homem não cumprir o que DEUS mandou, isto é, "sujeitar a terra". Os homens
trocaram a ordem de DEUS como se fosse: "sujeitai-vos uns aos outros pela
força". A terra é extensa, mas a desobediência foi maior e perverteu os
planos dados ao homem.
3- A mulher, conforme já
vimos, foi tirada do homem. Ela, no casal, não tem situação inferior, nem
superior, nem igual ao homem, mas é mulher. Se algum homem a considerar como
um ente inferior, depõe contra si mesmo, pois a mulher saiu dele. Um tal
indivíduo há de considerar também como inferiores os seus companheiros de
sexo e, portanto, está inchado em si mesmo. DEUS sujeitou tudo ao homem
antes de criar a mulher. Já estudamos esse detalhe sob o ponto de vista de
ter o homem autoridade sobre tudo, pois ela veio depois. Para sermos
honestos, porém, temos de olhar também o assunto sob outro aspecto: DEUS
criara a mulher depois de ter dado a prepotência ao homem sobre a criação;
logo, não lhe deu prepotência, sobre a mulher. A maneira pela qual foi
formada a mulher, nos fornece um sem número de figuras perfeitas a respeito
da formação da Igreja de CRISTO:
1) DEUS deu a mulher ao homem, assim como deu a
Igreja a CRISTO: "eram teus e tu mos destes" disse JESUS. Em abono disso,
vemos que, para criar a mulher, o nome de DEUS está no singular,
"far-lhe-ei" (v. 18) enquanto que para criar o homem veio no plural —
"façamos' .
2) DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão assim
como fez sobre CRISTO, o qual esteve três dias e três noites no seio da
terra.
3) A mulher foi tirada do lado de Adão como a
Igreja foi do lado de CRISTO.
4) Cerrou a carne no lugar. Mostra que uma só
mulher foi tirada e nunca mais outra se tiraria, assim como de CRISTO só foi
tirada uma Igreja.
5) Não está escrito que DEUS tenha soprado o seu
ESPÍRITO na mulher, como tipo perfeito de que ela o tenha (por figura)
recebido daquele de quem foi tirada, assim como a Igreja recebeu de CRISTO,
o ESPÍRITO SANTO (João 20:22).
6) Assim como Adão participou da carne e dos
ossos de Eva, CRISTO também participou da carne e dos ossos da sua Esposa, a
Igreja, pois Ele se fez carne e habitou entre nós. Os crentes estudiosos
poderão ainda ver muita coisa a respeito desse grande mistério. O matrimônio
foi um ato moral e digno, instituído conjuntamente por DEUS e pelo homem.
Dizemos pelo homem, porque foi este quem sentenciou. . . "deixará o varão o
seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
A prostituição e baixeza do gênero humano tem
origem na evitação do matrimônio e na quebra dos seus laços. O Senhor JESUS
deu ao matrimônio um valor até então ignorado aquele que, no seu coração
desejasse outra mulher, já tinha adulterado. O homem espiritual e desejoso
de DEUS, só tem de O louvar por esse mandamento tão perfeito, enquanto que o
carnal diz logo: "Se assim é . . . não convém. ..." (Mat. 19:10). A Mensagem
do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11 DE JANEIRO de 1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - 1º trimestre de 1942 - Adalberto
Arraes
BEP - CPAD -
1.26 FAÇAMOS O
HOMEM. Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos;
2.4-25 supre pormenores mais específicos a respeito da sua criação e do seu
meio-ambiente. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas.
(1) Tanto o
homem quanto a mulher foi uma criação especial de DEUS, não um produto da
evolução (v. 27; Mt 19.4; Mc 10.6).
(2) O homem e a
mulher, igualmente, foram criados à imagem e semelhança de DEUS. À base
dessa imagem, podiam comunicar-se com DEUS, ter comunhão com Ele e expressar
de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso
conhecendo a DEUS e obedecendo-o (2.15-17).
(a) Eles tinham
semelhança moral com DEUS, pois não tinham pecado, eram santos, tinham
sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era
certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com DEUS, que abrangia
obediência moral (2.16,17) e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua
semelhança moral com DEUS foi desvirtuada (6.5). Na redenção, os crentes
devem ser renovados segundo a semelhança moral original (Ef 4.22-24; Cl
3.10).
(b) Adão e Eva
possuíam semelhança natural com DEUS. Foram criados como seres pessoais
tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre arbítrio (2.19,20;
3.6,7; 9.6).
(c) Em certo
sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de
DEUS, o que não ocorre no reino animal. DEUS pôs nos seres humanos a imagem
pela qual Ele apareceria visivelmente a eles (18.1,2,22) e a forma que seu
Filho um dia viria a ter (Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5).
(3) O fato de
seres humanos terem sido feitos à imagem de DEUS não significa que são
divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependentes de DEUS (Sl
8.5).
(4) Toda a vida
humana provém inicialmente de Adão e Eva (Gn 3.20; At 17.26; Rm 5.12.
2.18 UMA ADJUTORA QUE ESTEJA
COMO DIANTE DELE. A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem
e sua ajudadora. Daí, ela ser partícipe da responsabilidade de Adão e com
ele cooperar no plano de DEUS para a vida dele e da família (ver Ef 5.22; Sl
33.20; 70.5; 115.9, onde o termo auxílio , referente a DEUS, tem o mesmo
sentido que ajudadora, em 2.18). Monogamia - grego μονογαμία - Casamento com uma só
parceira(o). mono - 1 Bigamia - grego διγαμία - Casamento com duas parceiras(os).
Bi - 2 Poligamia - grego πολυγαμία - Casamento com mais de duas
parceiras(os). poli - mais de 2. Casamento - grego γάμος - União conjugal entre um homem e uma
mulher.
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (Hb
13.4-a).
União monogâmica (mono = um) + (gamós = casamento)
Heterossexual (Heteros = diferente) + (sexual = sexo)
O Senhor deixa claro que odeia o
divórcio (Ml 2.16)
CRISTO e Sua noiva, a Igreja – Ef 5.31-32.
1 Coríntios 6.10 - Não erreis: nem os devassos, nem os
idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os
ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os
roubadores herdarão o reino de DEUS.
A Natureza do Casamento
1. O casamento faz parte da própria ordem da criação.
DEUS revelou ao homem que ele precisava de uma esposa (Gn 2.18) e que a esposa
precisava de um marido (Gn. 3.16). Desde o começo, Ele criou a mulher para o
homem (Gn 1.26,27). Desde o início o homem entendeu que
era vontade de DEUS que ele tivesse uma esposa. "Osso dos meus ossos e carne da
minha carne" (Gn 2.23) e que deveria amá-la e cuidar dela como de si próprio.
Paulo escreveu: “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu
próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém
aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o
Senhor à igreja" (Ef 5.28,29).
precisava de um marido (Gn. 3.16). Desde o começo, Ele criou a mulher para o
homem (Gn 1.26,27). Desde o início o homem entendeu que
era vontade de DEUS que ele tivesse uma esposa. "Osso dos meus ossos e carne da
minha carne" (Gn 2.23) e que deveria amá-la e cuidar dela como de si próprio.
Paulo escreveu: “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu
próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém
aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o
Senhor à igreja" (Ef 5.28,29).
2. O casamento é um sacramento de sociedade.
No casamento, assim como na união sexual em particular, o homem e a mulher
sentem prazer e fazem dele a demonstração exterior daquilo que é uma graça
interior.
sentem prazer e fazem dele a demonstração exterior daquilo que é uma graça
interior.
Sacramentado por DEUS, (cf. 1 Tm 4,.3) ele representa a mais elevada
expressão de afeto mútuo e a mais profunda comunhão humana, e por isso o próprio
DEUS usou o casamento para expressar a incalculável profundidade de seu amor por
nós.
expressão de afeto mútuo e a mais profunda comunhão humana, e por isso o próprio
DEUS usou o casamento para expressar a incalculável profundidade de seu amor por
nós.
3. O casamento é um pacto solene celebrado entre um homem e uma mulher dentro
de uma perfeita liberdade, e através do qual prometem entre si o amor e a
fidelidade, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e na
adversidade enquanto viverem. De acordo com a visão de DEUS, ele somente termina
com a morte (Mt 5.32; 19.9; Rm 7.2,3; 1 Co 7.15). Esse pacto deve ser
celebrado apenas entre duas pessoas que compartilhem o mesmo espírito e fé, pois
"que parte tem o fiel com o infiel?" (2 Co 6.14.15).
de uma perfeita liberdade, e através do qual prometem entre si o amor e a
fidelidade, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e na
adversidade enquanto viverem. De acordo com a visão de DEUS, ele somente termina
com a morte (Mt 5.32; 19.9; Rm 7.2,3; 1 Co 7.15). Esse pacto deve ser
celebrado apenas entre duas pessoas que compartilhem o mesmo espírito e fé, pois
"que parte tem o fiel com o infiel?" (2 Co 6.14.15).
4. O casamento é uma vocação, um
convite de DEUS para a demonstração a todo o mundo, da mais elevada forma de
amor mútuo (Gn 2.23,24; Ef 5.21ss.). Também é a maneira correta de se gerar
filhos (Gn 33.5; 48.4; Dt 28.4; Js 24.3,4; Sl 127.3), alimentá-los física e
espiritualmente, e o ambiente mais propício para lhes ensinar a Palavra de DEUS
(Dt 6.7-20; 11.18-21; Pv 22.6) e treiná-los para serem bons cidadãos (Pv 13.24;
19.18; 22.15; 28.13; 29.15,17).
convite de DEUS para a demonstração a todo o mundo, da mais elevada forma de
amor mútuo (Gn 2.23,24; Ef 5.21ss.). Também é a maneira correta de se gerar
filhos (Gn 33.5; 48.4; Dt 28.4; Js 24.3,4; Sl 127.3), alimentá-los física e
espiritualmente, e o ambiente mais propício para lhes ensinar a Palavra de DEUS
(Dt 6.7-20; 11.18-21; Pv 22.6) e treiná-los para serem bons cidadãos (Pv 13.24;
19.18; 22.15; 28.13; 29.15,17).
Os Propósitos do Casamento
1. A propagação da raça humana.
É a forma Divina de desenvolver a espécie chamada humanidade. No caso dos seres
angelicais, DEUS criou todos de uma só vez, mas no caso da humanidade, criou cada
um deles individualmente.
Ele criou um homem e uma mulher e toda a raça humana descendeu desse primeiro
casal. DEUS pôde redimir a raça humana
de Adão com uma única morte de CRISTO, pois Ele estaria representando a raça
como um todo. É à luz desse fato que entendemos o significado de 1Coríntios
15.22: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em CRISTO".
angelicais, DEUS criou todos de uma só vez, mas no caso da humanidade, criou cada
um deles individualmente.
Ele criou um homem e uma mulher e toda a raça humana descendeu desse primeiro
casal. DEUS pôde redimir a raça humana
de Adão com uma única morte de CRISTO, pois Ele estaria representando a raça
como um todo. É à luz desse fato que entendemos o significado de 1Coríntios
15.22: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão
vivificados em CRISTO".
DEUS preferiu gerar filhos espirituais que irão amá-lo por causa de sua soberana
graça salvadora e trazer-lhes a vida através do relacionamento do casamento. Os
aspectos sacramentais e da propagação da espécie do casamento ficam dessa forma
reunidos e a geração dos filhos se torna um ato de santidade para a verdadeira
glória de DEUS.
graça salvadora e trazer-lhes a vida através do relacionamento do casamento. Os
aspectos sacramentais e da propagação da espécie do casamento ficam dessa forma
reunidos e a geração dos filhos se torna um ato de santidade para a verdadeira
glória de DEUS.
2. É a maneira de DEUS criar os filhos.
Filhos precisam de um lar, e de pais dentro deste lar. No lar eles recebem
abrigo e alimento. Através da vida de seus pais eles aprendem o que significa o
verdadeiro amor porque são o objeto do amor dos pais e porque veem o amor
recíproco que existe entre eles. Somente através dos pais eles podem entender
plenamente o profundo e duradouro amor conjugal e, dessa forma, ficam preparados
para esperar e procurar um amor igual para si mesmos. É nesse ponto que a
discórdia conjugal e os lares desfeitos exercem o efeito mais devastador sobre
os filhos. O filho que nunca observou a demonstração de um verdadeiro amor em
seu lar não está pronto para enfrentar sozinho a vida. DEUS também teve a
intenção de que a demonstração de um verdadeiro amor entre país e filhos fosse a
base para o entendimento do amor que Ele mesmo sentiu ao enviar o seu Filho para
morrer pelos nossos pecados (cf.Ef 5.25-32).
abrigo e alimento. Através da vida de seus pais eles aprendem o que significa o
verdadeiro amor porque são o objeto do amor dos pais e porque veem o amor
recíproco que existe entre eles. Somente através dos pais eles podem entender
plenamente o profundo e duradouro amor conjugal e, dessa forma, ficam preparados
para esperar e procurar um amor igual para si mesmos. É nesse ponto que a
discórdia conjugal e os lares desfeitos exercem o efeito mais devastador sobre
os filhos. O filho que nunca observou a demonstração de um verdadeiro amor em
seu lar não está pronto para enfrentar sozinho a vida. DEUS também teve a
intenção de que a demonstração de um verdadeiro amor entre país e filhos fosse a
base para o entendimento do amor que Ele mesmo sentiu ao enviar o seu Filho para
morrer pelos nossos pecados (cf.Ef 5.25-32).
3. O casamento é a maneira de DEUS incutir nos filhos os princípios da
justiça e da autoridade responsável:
justiça e da autoridade responsável:
Os pais devem tratar os filhos com paciência e justiça. (Ef 6.4; Cl 3.21) e lhes
ensinar o que é justo e direito. Devem dar exemplo de responsabilidade e
autoridade na divinamente ordenada economia do lar (cf. 1 Tm 3.4,5,12; Tt 1.6).
O pai, como o cabeça da esposa e do lar, embora consultando plenamente sua
esposa de uma forma realmente democrática, é o responsável por todas as
decisões. Isso ensina a submissão à autoridade e um verdadeiro senso de
responsabilidade (Ef 5.21-24).
ensinar o que é justo e direito. Devem dar exemplo de responsabilidade e
autoridade na divinamente ordenada economia do lar (cf. 1 Tm 3.4,5,12; Tt 1.6).
O pai, como o cabeça da esposa e do lar, embora consultando plenamente sua
esposa de uma forma realmente democrática, é o responsável por todas as
decisões. Isso ensina a submissão à autoridade e um verdadeiro senso de
responsabilidade (Ef 5.21-24).
4. O casamento é o meio pedagógico de DEUS ensinar aos filhos sobre Si mesmo.
DEUS se intitula nosso Pai e demonstra que o seu amor é tão maravilhoso como o
amor de um bom pai (Sl 103.13; Jo 3.16), tão terno como o amor de uma boa mãe
(Is 49.15; 66.13; Mt 23.37), tão íntimo como aquele que existe entre o marido e
a esposa (Ef 5.25ss.). Desse modo, todo o relacionamento dentro do Casamento e
da família transparece na demonstração e nos ensinos daquilo que DEUS é, da
natureza do seu amor.
amor de um bom pai (Sl 103.13; Jo 3.16), tão terno como o amor de uma boa mãe
(Is 49.15; 66.13; Mt 23.37), tão íntimo como aquele que existe entre o marido e
a esposa (Ef 5.25ss.). Desse modo, todo o relacionamento dentro do Casamento e
da família transparece na demonstração e nos ensinos daquilo que DEUS é, da
natureza do seu amor.
O lugar do Sexo
Embora o sexo tenha como objetivo estabelecido por DEUS gerar filhos para povoar
a terra e assim indiretamente encher o céu com filhos renascidos em DEUS, ele
também preenche importantes necessidades pessoais e familiares. O esposo
necessita da esposa e a esposa necessita do marido, porque o homem é feito de
tal maneira que as tensões da vida são aliviadas através do amor conjugal (1 Co
7.1-5). Ao mesmo tempo, nesse íntimo ato de amor são liberadas energias
criativas tanto na vida do marido como da esposa.
a terra e assim indiretamente encher o céu com filhos renascidos em DEUS, ele
também preenche importantes necessidades pessoais e familiares. O esposo
necessita da esposa e a esposa necessita do marido, porque o homem é feito de
tal maneira que as tensões da vida são aliviadas através do amor conjugal (1 Co
7.1-5). Ao mesmo tempo, nesse íntimo ato de amor são liberadas energias
criativas tanto na vida do marido como da esposa.
Podemos observar melhor que DEUS fez o homem e a mulher para o verdadeiro prazer
e um mútuo companheirismo em Cantares de Salomão, onde as intimidades do amor
conjugal e do prazer estão descritas de uma forma maravilhosa e pura. No
relacionamento sexual todo o amor é expresso através de atos e palavras e é
consumado em comunhão e união. É uma expressão de amor que pode ser exercitada
com apenas uma pessoa por causa de sua natureza santa. Cada um mantém a
experiência de um profundo amor pelo outro e somente por essa pessoa. Nesse
sentido, ele é o exemplo típico de um relacionamento exclusivo que deve existir
individualmente entre cada cristão e seu Senhor, e no qual nenhuma outra pessoa
ou deus pode ter a permissão de participar (Ex 20.3; cf. Ef 5.25ss.).
e um mútuo companheirismo em Cantares de Salomão, onde as intimidades do amor
conjugal e do prazer estão descritas de uma forma maravilhosa e pura. No
relacionamento sexual todo o amor é expresso através de atos e palavras e é
consumado em comunhão e união. É uma expressão de amor que pode ser exercitada
com apenas uma pessoa por causa de sua natureza santa. Cada um mantém a
experiência de um profundo amor pelo outro e somente por essa pessoa. Nesse
sentido, ele é o exemplo típico de um relacionamento exclusivo que deve existir
individualmente entre cada cristão e seu Senhor, e no qual nenhuma outra pessoa
ou deus pode ter a permissão de participar (Ex 20.3; cf. Ef 5.25ss.).
Um casamento baseado em uma vida sexual plena e estável é feliz e equilibrado,
desde que esse aspecto da vida seja a expressão do mais profundo amor e não a
mera satisfação de desejos carnais. Ele é de grande importância para os filhos
(assim como para o marido e a esposa), porque vêem não só um casamento estável,
como também seu encanto, pureza, beleza, e profunda satisfação. Os filhos, por
sua vez, podem aprender que o sexo é uma dádiva divina e pode ser
verdadeiramente belo e maravilhoso quando vivido de acordo com as intenções de
DEUS. Os cuidados que DEUS coloca no ato sexual permitem aos filhos aprender com
pureza e se conservarem puros, mais tarde vivendo o sexo de acordo com os
propósitos Divinos, vendo que a plena liberdade e alegria no casamento realmente
veem quando se vive dentro do âmbito do sétimo mandamento (1 Ts 4.3-8; Hb 13.4).
desde que esse aspecto da vida seja a expressão do mais profundo amor e não a
mera satisfação de desejos carnais. Ele é de grande importância para os filhos
(assim como para o marido e a esposa), porque vêem não só um casamento estável,
como também seu encanto, pureza, beleza, e profunda satisfação. Os filhos, por
sua vez, podem aprender que o sexo é uma dádiva divina e pode ser
verdadeiramente belo e maravilhoso quando vivido de acordo com as intenções de
DEUS. Os cuidados que DEUS coloca no ato sexual permitem aos filhos aprender com
pureza e se conservarem puros, mais tarde vivendo o sexo de acordo com os
propósitos Divinos, vendo que a plena liberdade e alegria no casamento realmente
veem quando se vive dentro do âmbito do sétimo mandamento (1 Ts 4.3-8; Hb 13.4).
Como DEUS Fala sobre o Casamento
Em primeiro lugar, DEUS usa o casamento como uma metáfora para expressar o
relacionamento de CRISTO com a igreja, comparando CRISTO com o noivo e a igreja
com a noiva (Ei 5.24-32; Ap 19.7-9). Tanto o crente individualmente como a
igreja em geral, sempre são considerados no sentido de ser a noiva em relação a
CRISTO (2 Co 11.2).
relacionamento de CRISTO com a igreja, comparando CRISTO com o noivo e a igreja
com a noiva (Ei 5.24-32; Ap 19.7-9). Tanto o crente individualmente como a
igreja em geral, sempre são considerados no sentido de ser a noiva em relação a
CRISTO (2 Co 11.2).
No Salmo 45, CRISTO é visto em toda a sua majestade e beleza juntamente com a
sua Noiva Real, a igreja, para representar a pureza que DEUS deseja de seus
filhos. A Noiva é grandemente desejada por causa de sua beleza (v. 11) tanto
exterior como interior. Seus trajes são delicados e belos até o mais ínfimo
detalhe. .
sua Noiva Real, a igreja, para representar a pureza que DEUS deseja de seus
filhos. A Noiva é grandemente desejada por causa de sua beleza (v. 11) tanto
exterior como interior. Seus trajes são delicados e belos até o mais ínfimo
detalhe. .
Monogamia
Embora a poligamia fosse praticada durante algum tempo no AT, ela só poderia ser
aceita pelos ímpios. Ela negava o principio do marido e a
esposa serem uma única carne (Gn 2.24; Mt 19.5), e levou a muitos problemas
conjugais. Tanto Abraão como Jacó sofreram muitas tristezas por causa disso (Gn
21.9ss.; 30.1-24), e Davi e Salomão se desviaram por causa de suas esposas pagãs
(2 Sm 5.13; 1 Rs 11.1-3). Somente através da monogamia é possível evitar o ciúme
dentro da família e ilustrar corretamente o relacionamento de CRISTO com o
crente (Ef 5.23ss.).
aceita pelos ímpios. Ela negava o principio do marido e a
esposa serem uma única carne (Gn 2.24; Mt 19.5), e levou a muitos problemas
conjugais. Tanto Abraão como Jacó sofreram muitas tristezas por causa disso (Gn
21.9ss.; 30.1-24), e Davi e Salomão se desviaram por causa de suas esposas pagãs
(2 Sm 5.13; 1 Rs 11.1-3). Somente através da monogamia é possível evitar o ciúme
dentro da família e ilustrar corretamente o relacionamento de CRISTO com o
crente (Ef 5.23ss.).
Casamento e Divórcio
O divórcio sempre representou um grave problema. O ensino de CRISTO é encontrado
em Mateus 5.31,32; 19.3-9; Marcos 10.2-12; Lucas 16.18. Ele revelou que era
somente por causa da dureza do coração dos homens que Moisés permitiu
(n"ao mandou) uma lei de
divórcio e que isso poderia verdadeiramente levar ao adultério (Mt 19.8,9). O
casamento só deve ser anulado por motivo de fornicação (Mt 5.31,32; 19.9). Isso
significa que um divórcio somente deveria ser permitido quando houvesse uma
relação sexual com outra pessoa que não fosse o cônjuge, antes do casamento (se
fosse adultério seria depois do casamento, mas como é antes do casamento é
prostituição ou fornicação - porneia). Oséias perdoou e recebeu de volta a sua
esposa adúltera porque a amava, assim corno DEUS está disposto a perdoar e
receber de volta a sua adúltera nação de Israel (Os 2.1,2; 3.1ss.; 14.1-8).R.A.K
em Mateus 5.31,32; 19.3-9; Marcos 10.2-12; Lucas 16.18. Ele revelou que era
somente por causa da dureza do coração dos homens que Moisés permitiu
(n"ao mandou) uma lei de
divórcio e que isso poderia verdadeiramente levar ao adultério (Mt 19.8,9). O
casamento só deve ser anulado por motivo de fornicação (Mt 5.31,32; 19.9). Isso
significa que um divórcio somente deveria ser permitido quando houvesse uma
relação sexual com outra pessoa que não fosse o cônjuge, antes do casamento (se
fosse adultério seria depois do casamento, mas como é antes do casamento é
prostituição ou fornicação - porneia). Oséias perdoou e recebeu de volta a sua
esposa adúltera porque a amava, assim corno DEUS está disposto a perdoar e
receber de volta a sua adúltera nação de Israel (Os 2.1,2; 3.1ss.; 14.1-8).R.A.K
Gênesis - Comentário Adam Clarke Gênesis 1.26
- Em nossa imagem, conforme a nossa semelhança
que está dito
acima se refere apenas ao corpo do homem, o que é dito aqui se refere
a sua alma. Isto foi feito na imagem e semelhança de
DEUS. Agora, como o Ser Divino é infinito, ele não é limitado por partes,
nem definível por paixões, por isso ele não pode ter imagem corporal
depois que ele fez o corpo do homem. A imagem e semelhança se refere
necessariamente ao ser intelectual, sua mente, sua alma que deve ter sido
formado de acordo com a natureza e perfeições de DEUS. A mente humana é
ainda dotada de capacidades extraordinárias, muito mais quando em comunhão
com seu criador. DEUS agora produz um espírito, um espírito, também, formado
com as perfeições da sua própria natureza. DEUS é a fonte donde esse
espírito é emitido, portanto, o fluxo deve se parecer com a mola que o
produziu.
DEUS é santo,
justo, sábio, bom e perfeito, por isso deve ser o espírito e alma parecidos
com ELE: não deveria haver na alma nada impuro, injusto, ignorante, mal,
baixo, ou vil. Ele foi criado à imagem de DEUS, e essa imagem, nos diz o
apóstolo Paulo, consistiu na justiça, a verdadeira santidade, e
conhecimento, Efésios 4:24; Colossenses 3:10. Daí o homem deve ser
sábio em sua mente, santo em seu coração, e justo
em suas ações.
O texto nos diz
que foi um trabalho de ELOHIM, a pluralidade divina, marcado aqui mais
claramente pelo plural pronomes EUA e NOSSO, e para mostrar que ele era a
obra-prima da criação de DEUS, todas as pessoas na Divindade são
representadas como unidos em conselho e esforço para produzir essa criatura
incrível. Gregory Nyssen tem muito corretamente observou
que a superioridade do homem sobre todas as outras partes da criação é vista
no fato de que todas as outras criaturas são representadas como efeito da
palavra de DEUS, mas o homem é representado como o trabalho de DEUS, de
acordo com o plano e consideração. Veja suas Obras, vol. i, p. 52, c. 3. Versículo 7.
DEUS formou o homem do pó. DEUS nos mostra
que o homem é composto de três partes, tem um corpo e alma
distintamente, e criadas separadamente, o corpo do pó da terra, a alma e o
espírito vieram da respiração do próprio DEUS. Isso não quer dizer que a
alma e o corpo são a mesma coisa? Não. O corpo tem sua origem a
partir da terra, ou como aphar implica, da poeira, daí
porque sendo terreno é decomponível e perecível.
Da alma é dito
que DEUS soprou em suas narinas o fôlego da vida ; nishmath
chaiyim, o sopro da vida. Isso implica em
que o homem é animal e intelectual. Quando este
sopro de DEUS expandiu os pulmões do homem e os colocou em atividade, sua
inspiração deu ao espírito a compreensão e revelação de DEUS. Versículo 18.
Não é bom que o homem esteja só... lebaddo.
Vou fazer-lhe uma ajudadora para o completar; ezer kenegdo,
uma ajuda, uma parte de si mesmo, formada a partir dele mesmo, uma
semelhança perfeita de sua pessoa. Se a palavra for lida literalmente,
significa um como, ou como ele mesmo, de pé em frente a,
ou dele. E isso implica que a mulher era para ser uma perfeita
semelhança do homem, nem inferior e nem superior.
O homem foi feito uma criatura social, não seria
bom que ele estivesse só, era preciso uma companheira matrimonial. Daí
descobrimos que o celibato, em geral, não é uma coisa boa, pois DEUS
deseja que o homem esteja ao lado de uma mulher. Os homens podem, em
oposição à declaração de DEUS, chamar o celibato de um estado de excelência
ou um estado de perfeição, mas devemos nos lembrar de que a palavra de DEUS
diz o inverso.
Versículo 19. Havendo, pois, o Senhor DEUS
formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus... Apesar de haverem microscópicos seres, cada ser
é perfeito em sua criação, equipados com todo o aparato de ossos, músculos,
nervos, coração, artérias, veias, pulmões, vísceras, etc... E Adão deu nome a todos os animais
1- DEUS parece ter tido em vista que o homem
conhecesse detalhadamente cada animal e lhe desse nome para que soubesse
depois os que poderia servirem de alimento para ele. 2- Para mostrar a ele que nenhuma criatura
daquelas poderia servir para ser sua companheira.
Este duplo objetivo foi
respondida logo veremos, pois,entendido por Adão:
1. Adão deu nomes, mas como? A partir de
um profundo conhecimento da natureza e as propriedades de cada criatura.
Aqui vemos a perfeição de seu conhecimento, pois é bem sabido que os nomes
afixados os diferentes animais nas Escrituras sempre expressam alguma
característica proeminente e característica essencial das criaturas em que
são aplicados. Se ele não tivesse possuído um conhecimento intuitivo das
propriedades e distinções desses animais, ele nunca poderia ter dado esses
nomes. Esta circunstância é uma forte prova da perfeição original e
excelência do homem, enquanto em um estado de inocência. Adão fez o trabalho
de um Ser infinitamente sábio e perfeito, e o efeito deve se parecer
com a causa que a produziu.
2. Adão estava convencido de que nenhuma dessas
criaturas poderia vir a ser uma companheira adequada para ele, e que,
portanto, ele deveria continuar no estado de viver só, o que não era bom,
mas esperando a generosidade de seu Criador, pois entre todos os animais que
ele tinha nomeado não havia encontrado uma ajudadora ou complementadora
para ele.
Versículo 21.
O Senhor DEUS fez cair pesado sono sobre o
homem,
Este não era nem desmaio nem êxtase, mas o que a
nossa tradução diz muito bem: um sono profundo (uma anestesia geral?).
E tomou
uma das suas costelas
É irrelevante se tsela era uma costela,
ou uma parte de seu lado, que significa: uma parte do homem
era para ser usada na ocasião, se osso sou carne , não
importa; embora seja provável, a partir do versículo 2:23 de Gênesis, que
uma parte de Adão foi levada para ele saber como a mulher foi
formada, pois ele disse, “esta é carne da minha carne e
osso dos meus ossos”. DEUS poderia ter formado a mulher do pó da
terra, como ele tinha formado o homem, mas se ele tivesse feito isso, ela
apareceria aos seus olhos como um ser distinto, com quem ele não tinha
nenhuma relação natural. Mas, como DEUS formou-a de uma parte do próprio
homem, ele viu que ela era da mesma natureza, mesma carne, idêntica a
ele e tendo sangue como ele, e da mesma constituição em todos os aspectos e,
consequentemente, teria poderes iguais, faculdades e direitos iguais. Isso
asseguraria a sua afeição, e animaria a sua estima por ela.
Versículo 23. “disse
Adão: Esta é agora osso dos meus ossos”... Há um significado muito delicado e expressivo no
original, que não aparece em nossa versão. Quando os diferentes gêneros
de criaturas foram trazidos para Adão, que ele pode atribuir-lhes os
seus nomes próprios, é provável que eles passassem em pares perante ele, e
quando passaram receberam seus nomes.
Agora a frase é Zoth happaam, devemos
prestar mais atenção a esta criatura que agora passa ou aparece diante de
mim, é carne da minha carne, as criaturas que tinham passado antes
dela não eram adequadas a ele e, portanto, foi dito, para o homem que não
era uma ajudadora, uma companheira, uma esposa, Gênesis 2:20, mas quando
a mulher passa, ela é formada a partir dele mesmo, ele sentiu toda a atração
que consanguineamente poderia produzir essa visão, e ao mesmo tempo via que
ela estava em sua pessoa e em sua mente, ela possuía todos os sentidos
adequados para ser sua companheira, ajudadora, esposa. Veja
Parkhurst. Ela será
chamada mulher
Uma versão literal do hebraico parece estranha,
mas é uma versão literal e é a única correta: A palavra é ish e
significa homem, e a palavra usada para expressar o que chamamos de
mulher é a mesma com uma terminação feminina, ishshah, e
significa, literalmente, ela formada a partir do homem. A maioria das
versões antigas sentiu a força do termo, e têm-se esforçado para expressá-la
da forma mais literal possível. O leitor inteligente não vai se arrepender
de ver alguns deles aqui. A Vulgata Latina torna o hebraico virago,
que é uma forma feminina de vir, de um homem. Símaco usa ανδπιρ,
andris, uma forma feminina de ανηπ aner, um homem. Nosso próprio
termo é igualmente adequado quando entendido. A verdade é que a tradução
adequada e literal do original é, e podemos agradecer ao discernimento dos
nossos ancestrais anglo-saxões para dar-lhe, de que mulher é uma
contração que veio do homem, significa que a mulher foi gerada do homem,
como se fosse de seu útero (se o tivesse), uma versão muito apropriada
do hebraico ishshah. Daí, vemos a perspectiva de observação de Adão:
Esta criatura é carne da minha carne e osso dos meus ossos, por
isso deve ela ser chamada VENTRE-homem, ou homem versão feminina,
porque foi tirada do varão. Veja Verstegan . Outros usam esposa
do homem ou feminino do homem.
O versículo 24.
Portanto o homem deixará seu pai e sua mãe.
Não haverá, por ordem de DEUS, uma ligação mais
íntima formada entre o homem e a mulher, nem mesmo entre pais e filhos.
E eles serão uma só carne.
Estas palavras podem ser entendidas em um
sentido duplo.
1. Estes dois serão uma só carne, deve
ser considerado como um corpo, não tendo direitos separados ou
privilégios, ou cuidados, ou preocupações, independentes. Esse é o
casamento.
2. Estes dois serão para a produção de
uma carne, de sua união uma posteridade brotará.
Nosso Senhor cita estas palavras, Mateus 19:5 ,
com alguma variação deste texto: Eles serão uma só carne . Em Marcos
10:8 . Paulo, da mesma forma em 1 Coríntios 6:16 , e em Efésios 5:31 . A
Vulgata Latina, a Septuaginta, o siríaco, o árabe, e o samaritano, todos
lemos a palavra DOIS porque esta é a leitura genuína sem dúvida. A palavra
sheneyhem, eles dois ou ambos, foi, suponho, omitida na primeira
versão do texto hebraico, por engano, porque ocorre três palavras
depois no verso seguinte, ou, mais provavelmente, o que ocorreu
originalmente em Gênesis 2:24, 25. Um copista após ter constatado que ele
havia escrito duas vezes, na correção de sua cópia, retirou a palavra em
Gênesis 2:24 , em vez de; 2:25 . Mas, qual a conseqüência é? Na controvérsia
sobre a poligamia, houve uma conseqüência muito grande. Sem a
palavra, alguns defenderam erradamente que um homem pode ter muitas
esposas.
Um homem pode ter em união legal apenas uma
esposa. Temos aqui a
primeira instituição do casamento, e vemos nele vários elementos dignos de
nosso respeito e admiração.
1. DEUS
pronuncia o estado do celibato como sendo um mau estado e o Senhor
DEUS disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Este é o julgamento de
DEUS. Conselhos de pais, médicos, e sínodos, que tenham dado uma opinião
diferente sobre tal assunto não são dignos de atenção. A palavra de DEUS
permanece para sempre.
2. DEUS fez uma
mulher para um homem, e, assim, ele nos mostrou que todo filho de
Adão deve ser unido a uma filha de Eva até o fim do mundo. Veja Clarke em I
Coríntios 7:3.
DEUS fez a
mulher saindo de um homem, a insinuar que deve haver íntima união e
apego carinhoso subsistindo na ligação matrimonial, de modo que o homem deve
sempre considerar e tratar a mulher como uma parte de si mesmo, e
como ninguém jamais odiou a sua própria carne, mas nutre e a sustenta, por
isso deve sustentar e amar sua mulher como a si mesmo, e por outro lado, a
mulher deve considerar que o homem não foi feito para ela, mas que
ela foi feita para o homem, em submissão a DEUS, ela também deve
estar para com ele nessa submissão, por isso a mulher deve reverenciar seu
marido, Efésios 5:33 .
Gênesis 2:23,24
contém as próprias palavras da cerimônia de casamento: Esta é
carne da minha carne, e osso de meu osso, por isso o homem deixará seu pai e
sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.
Quão feliz deve
tal estado ser quando a instituição de DEUS é devidamente considerada, em
ambas as partes que são casadas, como o apóstolo Paulo o expressa, no
Senhor, onde cada um, pelos atos de terna bondade, vive apenas para
satisfazer os desejos um do outro e contribuir de todas as maneiras
possíveis para o conforto e a felicidade do outro! O casamento ainda pode
ser o que era em sua instituição de origem, puro e adequado, e em seu
primeiro exercício, carinhoso e feliz.
A realidade que
vemos hoje nos casamentos é paixão, turbulência e irregularidades, e
falta de religião. Perspectivas mundanas, originando e terminando no
egoísmo e afetos terrenos, e não em fins espirituais, são as causas
principais de quebra de alianças matrimoniais nos dias atuais. Como podem
tais fontes de águas turvas e amargas produzirem águas puras e
doces?
Gênesis - Comentário Adam Clarke
Gênesis a Deuteronômio - Comentário
Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis -
George Herbert
Livingston, B.D., Ph.D.
7. O Dia dos Animais e do Homem (1.24-31) Dando mais uma ordem: Produza a terra alma
vivente (24), DEUS encheu a terra de criaturas: as bestas-feras da terra (os
animais selvagens, 25), gado e... todo réptil que se move sobre a terra
(26). Mas este dia teria a coroação do ato criativo. A
deidade, em deliberação, disse: Façamos o homem (26). Esta criatura tinha de
ser diferente. DEUS disse que o homem tinha de ser feito à nossa imagem,
tendo certa semelhança com a realidade, mas carecendo de plenitude. O homem
devia ser conforme a nossa semelhança, tendo similitude geral com DEUS, mas
não sendo uma duplicata exata. Não era para ele ser um pequeno DEUS, mas
definitivamente tinha de estar relacionado com DEUS e ser o portador das
características distintivas espirituais que o marcam exclusivamente como ser
superior aos animais. Em 1.26-30, encontramos “O Homem Feito à Imagem
de DEUS”.
1) Um ser espiritual apto para a imortalidade,
26ab; 2) Um ser moral que tem a semelhança de DEUS, 27; 3). Um ser
intelectual com a capacidade da razão e de governo, 26c,28-30 (G. B. Williamson). Uma das marcas da imagem de DEUS foi Ele ter
dado ao homem o status e o poder de governante. O direito de o homem dominar
(28) ressalta o fato de que DEUS o equipou para agir como governante. A
aptidão para governar implica em capacidade intelectual adequada para
argumentar, organizar, planejar e avaliar. A aptidão para governar implica
em capacidade emocional adequada para desejar o mais alto bem-estar dos
súditos, apreciar e honrar o que é bom, verdadeiro e bonito, repugnar e
repudiar o que é cruel, falso e feio, ter profunda preocupação pelo
bem-estar de toda a natureza e amar a DEUS que o criou. A aptidão para
governar implica em capacidade volitiva adequada para escolher fazer a toda
hora o que é certo, obedecer ao mandamento de DEUS indiscutivelmente e sem
demora, entregar alegremente todos os poderes a DEUS em adoração jovial e
participar em uma comunhão saudável com a natureza e DEUS. DEUS criou o homem para ser uma pessoa que
tivesse autoconsciência, autodeterminação e santidade interior (Ec 7.29; Ef
4.24; Cl 3.10). A imagem foi distribuída sem distinção de macho e fêmea,
tornando-os iguais diante de DEUS. Como DEUS abençoou (22) o que previamente havia
criado (21), assim DEUS outra vez abençoou (28) esta fase da sua obra.
Incumbiu o homem com a responsabilidade de reproduzir-se e sujeitar à sua
superintendência a terra e tudo que nela havia. O ato de abençoar o gênero humano é de
significado mais amplo que o de abençoar os animais (22). O homem é capaz de
ter consciência dessa bênção e pode responder a ela. “Abençoar” em relação a
um ser racional é ato de transmitir um senso da vontade de DEUS para o
abençoado. Isto é especialmente significativo para o homem, pois a ordem de
procriar coloca a aprovação de DEUS no ato de reprodução. Essencialmente, a
relação homem-mulher na procriação é boa, está dentro da vontade de DEUS e é
básica para o bem-estar deles. No Antigo Testamento, há dois aspectos para o
ato de conceder bênçãos. Da parte de DEUS, há o ato de um Ser superior
concedendo favor a quem é dependente dele. Da parte do homem, há o retorno
da gratidão ao Doador de dons (Gn 24.48; Dt 8.10). Aspecto importante da bênção de DEUS era a
concessão de poder e habilidade para sujeitar e dominar (28) os outros seres
criados que habitam a terra. Mas era uma autoridade delegada, um governo
subordinado, pelo qual o homem prestava contas a DEUS. Presumimos que a responsabilidade de controlar a
vida animal não acarreta o direito de abusar dela, caso contrário não teria
sido bom. DEUS concedeu ao homem o direito de usar os
frutos da vida vegetal para comida (29). Isto não lhe deu o privilégio de
explorar a natureza, deixando para trás estrago e desolação. O cuidado
apropriado dos frutos da vida vegetal tem necessariamente de acarretar o
cultivo (2.15) e a conservação dos recursos naturais. O fato de os animais, sujeitos ao controle do
homem, também se alimentarem de plantas, toda a erva verde (30), destaca
ainda mais a responsabilidade que pesa sobre o homem. Ele é responsável por
controlar a natureza de modo que a natureza supra as necessidades de todas
as criaturas vivas e não só as necessidades do homem (ver 9.3 sobre a
permissão de comer carne). A morte de animais não é mencionada, embora não
haja razão para presumir a ausência de morte animal antes da queda. O foco
está na vida, na harmonia, na ordem e na aptidão de forma e função para o
domicílio terrestre do homem. Em 1.1-5, 26-31, vemos a “Criação pela Vontade
Onipotente”, com a idéia central no versículo 1.1) Causa adequada, 1,2; 2)
Desígnio evidente, 2-5; 3) Homem semelhante a DEUS, 26-30; 4) Concepção
onisciente, 31 (G. B. Williamson).
Não há indicação clara de que a história no
capítulo 2 tenha alguma parte na seqüência de tempo do aparecimento de
plantas e animais. Pelo contrário, a atenção é focada no fato de que sem
chuva e o cuidado vigilante do homem a terra era originariamente estéril.
Por conseguinte, DEUS forneceu umidade e formou o homem para que as plantas
que precisam de cultivo frutificassem. Mais detalhes sobre a criação do homem são dados
aqui que em 1.27. Em 2.7, o homem é apresentado como criatura da terra. Ele
é formado do pó. Com profundo interesse, DEUS inalou vida no homem, ato que
realça o fato de que a vitalidade do homem e a dinâmica interna vêm
diretamente de DEUS. Qualquer outro objeto do afeto e esperança do homem é
ilusão. Ele é feito para dois mundos; portanto, ser separado de DEUS é
murchar como o fruto de uma videira cortada. As duas expressões: o fôlego da vida (7, nishmat
chayyim) e a alma vivente {nefesh chayyah) têm muito em comum. Ambas podem
ser usadas para referir-se tanto a animais como ao homem. Fôlego (nishmat)
está mais associado com o homem, mas é designado a animais em 7.22. Alma
vivente se aplica a todos os tipos de animais em 1.20,21,24,30; 2.19;
9.12,15,16. O termo hebraico nefesh tem conotação mais ampla
que o termo nishmat. Ambos podem significar “respiração, fôlego, hálito”,
mas nefesh também inclui estes significados: ser vivo, alma, vida, ego,
pessoa, desejo, apetite, emoção e paixão. O homem é único. Ele é o que é,
porque DEUS... soprou em seus narizes o fôlego da vida. DEUS nunca fez isso
com um animal. A Mulher que DEUS Formou (2.18-25) Havia um aspecto da criação de DEUS que não
estava totalmente satisfatório. O fato de o homem ainda estar só (18) não
era bom. O isolamento é prejudicial. Por dedução, a relação social, ou seja,
o companheirismo, é bom. Por conseguinte, DEUS determinou fornecer ao homem
uma adjutora que esteja como diante dele, literalmente, uma ajudante que lhe
correspondesse, alguém que fosse igual e adequada para ele. “Uma ajudante
certa que o complete” (VBB). A Bíblia Confraternidade traduz: “Uma ajudante
como ele mesmo”. Considerando que não há formas de tempos verbais
em hebraico, não se conclui necessariamente que DEUS formou os animais
depois de ter formado o homem. Pode igualmente significar que depois que o
homem foi colocado no jardim, os animais que DEUS previamente formara foram
trazidos a Adão (19). A seqüência de tempo não é o item importante aqui. Um aspecto da imagem de DEUS foi demonstrado
pelo poder de Adão discernir a natureza de cada animal e dar um nome certo,
pois em hebraico, nome e caráter coincidiam. Quando Adão pôs os nomes (20), ele mesmo foi
capaz de discernir que nenhum dos animais era uma adjutora que estivesse
como diante dele. Ele, como também DEUS, tinha de saber disso para apreciar
o que DEUS estava a ponto de fazer. O sono pesado (21) é o tipo no qual os
sentimentos ou capacidade emotiva deixam de funcionar normalmente. Ver
Gênesis 15.12; Jó 4.13; 33.15, onde a frase está ligada com visões; e 1
Samuel 26.12 e Jonas 1.5, onde o termo não está relacionado com visões. Ver também Isaías 29.10, onde a expressão sugere
falta de sensibilidade espiritual. A costela (22) pode significar o osso e a
carne que a envolve. E a parte do corpo mais próxima do coração, que para os
hebreus era o lugar dos afetos. A mulher não foi feita de substância
inferior. Para acentuar a singularidade deste ato, é usado
um verbo hebraico diferente (yiben), que significa “construir”, detalhe
completamente perdido na palavra traduzida por formou. DEUS trouxe-a a Adão para sua aprovação e
avaliação. Assim, parte da história segue a seqüência dos dias criativos no
capítulo 1, isto é, a decisão (18-20), o ato criativo (21,22) e a aprovação
(23). De imediato, Adão (23) viu a conveniência desta
ajudante. Ela era parte íntima dele, osso dos meus ossos e carne da minha
carne e, desta forma, adequada para ele. Mas ele também demonstrou sua
posição de autoridade ao lhe dar um nome. Com efeito, esta foi a instituição da relação
matrimonial. Desde o princípio, DEUS quis que o casamento fosse exclusivo e
íntimo. Não era simplesmente para a mulher agarrar-se ao homem como um
apêndice. Para deixar clara a responsabilidade do homem, DEUS ordenou que o
homem se apegasse à sua mulher (24) no compromisso
mútuo da verdadeira união. O casamento tem de permanecer irrompível ao longo
da vida, pois foi dito: E serão ambos uma carne, ou seja, uma identificação
completa entre si. E nisto eles não se envergonhavam (25).
Gênesis a Deuteronômio - Comentário
Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis -
George Herbert
Livingston, B.D., Ph.D. Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Bíblia de estudo - Aplicação
Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica
do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista
e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de
Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de
1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999. BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br -
www.escoladominical.net -
www.gospelbook.net -
www.portalebd.org.br/
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
GÊNESIS - Introdução e Comentário - REV.
DEREK KIDNER, M. A. - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova ,Caixa Postal
21486, São Paulo - SP, 04602-970
Gênesis a Deuteronômio - Comentário
Bíblico Beacon - CPAD - O Livro de Gênesis -
George Herbert
Livingston, B.D., Ph.D.
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º
Trimestre - Gênesis, O Princípio de Todas as Coisas - Comentarista pastor
Elienai Cabral
Gênesis - Comentário Adam Clarke
Revista CPAD - Lições Bíblicas - 1995 - 4º Trimestre - Gênesis, O Princípio
de Todas as Coisas - Comentarista pastor Elienai Cabral
Revista CPAD - Lições Bíblicas 1942 -
1º trimestre de 1942 - A Mensagem
do Livro de Gênesis - LIÇÃO 2 - 11/01/1942 – A CRIAÇÃO DO HOMEM - Adalberto
Arraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário