sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A IGREJA E SUA MISSÃO



IGREJA:

1) O QUE É IGREJA?
Igreja é um grupo de pessoas que se reúnem para aprender sobre Deus e adorá-Lo. Sempre.
No tempo do Novo Testamento era um termo novo, que aparece só em dois versículos dos
Evangelhos (Mateus 16:18 e Mateus 18:17).
Lucas o usou bastante no livro de Atos tornando-o mais comum.
Paulo também escreveu sobre a igreja na maioria de suas cartas; e João, no Apocalipse.
Igreja são o grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a
Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16).
Como a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef 1.22).
No Velho Testamento Israel era simplesmente "a congregação".
A palavra era também usada pelos primeiros cristãos.
Com freqüência os cristãos se referiam a si próprios como a igreja ou a congregação.
De fato, este é o real significado da palavra "igreja", que se aplicava tanto a todos os fiéis no
mundo como para qualquer grupo local. Significava a presença total de Deus num dado local.
O Novo Testamento freqüentemente usa o singular "igreja" mesmo quando muitos grupos de fiéis
se reúnem (Atos 9:31; II Coríntios 1;1).
O termo "igrejas" é raramente encontrado (Atos 15:41; 16:5).
Cada grupo era o lugar onde Deus estava presente (Mateus 16:18; 18:17).
Deus comprou a congregação com o sangue de seu Filho (Atos 20:28). No mundo grego, "igreja"
designava uma assembléia de pessoas ou reunião.
Podia ser um grupo político ou simplesmente um ajuntamento de pessoas.
A palavra é usada com esse sentido em Atos 19:32, 39, 41.
Os usos cristãos específicos dessa palavra variam amplamente no Novo Testamento.
Algumas se referem a uma reunião de igreja. Paulo diz aos cristãos em Corinto: "...quando vos
reunis como igreja É"(I Coríntios 11:18).
1. Isso significa que os cristãos são o povo de Deus, especialmente quando se juntam para
adoração.
2. Em textos como Mateus 18:17, Atos 5:11, I Coríntios 4:17 e Filipenses 4:15, "igreja" se refere a
todo o grupo de cristãos morando num lugar.
Com freqüência, se refere à localização específica de uma congregação cristã. Observe as frases
"a igreja em Jerusalém" (Atos 8:1), "em Corinto" (I Coríntios 1:2), "em Tessalônica" (I Tessalonicenses
1:1).
3. Em outros lugares, reuniões de cristãos nas casas são chamadas igrejas.
Por exemplo, alguns se reuniam na casa de Priscila e Áquila (Romanos 16:5, I Coríntios 16:19).
4. Através do Novo Testamento, "a igreja" se refere à igreja universal. Todos os fiéis
pertencem a ela (Atos 9:31; I Coríntios 6:4; Efésios 1:22; Colossenses 1:18).
A primeira palavra de Jesus sobre o fundamento do movimento cristão em Mateus 16:18 tem esse
sentido mais amplo: "Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela".
A igreja é uma realidade universal. Mas em sua expressão local, Paulo a ela se refere como "a
igreja de Deus" (I Coríntios 1:2; 10:32) ou "as igrejas de Cristo" (Romanos 16:16).
Dessa forma um termo grego comum recebe seu significado cristão distinto.
Ela faz uma distinção entre a assembléia/ajuntamento/comunidade cristã e todos os outros grupos
seculares ou religiosos.
A comunidade cristã se aceitou como a comunidade dos tempos finais.
Ela se viu como um povo chamado para cumprir os propósitos de Deus em enviar Jesus de Nazaré
e sua divina presença.
Assim, Paulo diz aos cristãos de Corinto que eles são aqueles "sobre quem os fins dos séculos
têm chegado" (I Coríntios 10:11).
Isto é, Deus chamou de novo povo tanto o judaísmo como o mundo gentio. Eles receberiam o
poder do Espírito Santo.
Compartilhariam as Boas Novas (Evangelho) do amor absoluto de Deus pela sua criação (Efésios
2:11-22).
Os Evangelhos nos relatam que Jesus escolheu 12 discípulos que se tornaram base desse novo
povo. Entendia-se que a igreja era o preenchimento da intenção de Deus em chamar Israel para ser "luz
para os gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra" (Isaías 49:6; Romanos 11:1-5).
Nessa nova comunidade as velhas barreiras de raça, posição social e sexo seriam derrubadas.
"Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher, porque todos
vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3:28).
Essa entidade é chamada "corpo de Cristo".
Paulo é o único dentre os escritores do Novo Testamento a falar da igreja como corpo de Cristo
(Romanos 12:5; Efésios 1:22-2, 4:12; I Coríntios 12:12-13). O pensamento de Paulo pode ter duas
explicações:
1. A experiência da estrada de Damasco.
Conforme relatos no livro de Atos, Jesus se identifica com seus discípulos perseguidos (Atos 9:3-7,
22:6-11, 26:12-18).
Na perseguição aos primeiros cristãos, que formavam um corpo, Paulo estava de fato lutando
contra o próprio Cristo.
2. O conceito hebreu de solidariedade.
Paulo era hebreu de hebreus (Filipenses 3:5) e nesse contexto, o indivíduo é totalmente
considerado parte de uma nação, não tendo via real isolada do todo.
Ao mesmo tempo, todo o povo pode ser representado por um indivíduo.
A realidade dessa íntima relação entre Cristo e sua igreja é vista por Paulo como análoga à
unidade e conexão do corpo físico (Romanos 12:4-8, I Coríntios 12:12-27).
Assim, todas as funções do corpo têm seu lugar exato.
Divisão no corpo (isto é, na igreja) revela que há algo doente nele.
Por diversas vezes Paulo exortou o "corpo de Cristo" à unidade.

REUNIÕES DA IGREJA
A palavra grega ecclesia é normalmente traduzida como "igreja".
O Novo Testamento algumas vezes fala de uma assembléia grega secular (Atos 19:32,41).
Em muitas passagens, como em I Coríntios 14: 19, 28, 35, Paulo se refere a igreja como uma
reunião de fiéis que formam uma congregação local.
Igreja também pode significar todos os fiéis (passados, presentes e futuros) que formam a igreja
universal, o completo corpo de Cristo.
Há muitas igrejas citadas no Novo Testamento, às quais os apóstolos escreveram cartas de
exortação, aconselhamento e instrução (Romanos 16: 3-5, 14, 15: I Coríntios 1:1; I Coríntios 16: 19-20;
Colossenses 4: 15-16; Filemom 1: 1-2).

ADORAÇÃO
Quando a igreja se iniciou em Jerusalém, os fiéis se reuniam nos lares para comunhão e adoração.
Atos 2: 42-47 nos conta que os primeiros cristãos se reuniam nos lares para ouvir os ensinamentos
dos apóstolos e para celebrar a Comunhão ("o partir do pão").
Nesses encontros, também compartilhavam refeições (II Pedro 2:13; Judas 1:12), recitavam as
Escrituras, cantavam hinos e salmos e alegremente louvavam ao Senhor (Efésios 5:18-20, Colossenses
3: 16-17).
Também se reuniam nos lares para orar (Atos 12:12), ler a Palavra e para ouvir a leitura de uma
carta dos apóstolos (Atos 15:30, Colossenses 4:16).

2) ECLESIOLOGIA: DOUTRINA DA IGREJA:
ekklesia:
Não é o judaísmo ampliado, mas o “sinal” do Reino Divino.
A verdadeira Igreja de Jesus Cristo são os corações humildes dos servos fiéis e adoradores, que
aguardam sua vinda.

3) NATUREZA DE IGREJA: 
Projeto de Jesus para a sociedade;parte do Reino de Deus e não é
organização ou governo,mas viva e espiritual.

4) A INSTITUIÇAO E OS CRISTAOS:
QUANTO À INSTITUIÇÃO:
Palavra grega: “EKKLESIA”, significa uma assembléia de chamados para fora. Este termo se
aplica a:
a) todo o corpo de cristãos de uma sociedade (At.11:22;13:1);
b) uma congregação (1Co.1:2; 1Co.14:19,35;Rm.16:5);
c) todo o corpo de crentes na terra (Ef.5:32);
d) A assembléia do povo de Israel (At.7:38);
OBSERVAÇÃO: O Templo (LOCAL),difere de denominação (Política), que difere de membrezia
(humana), que é diferente de Corpo de Cristo (espintual), que é o grupo dos regenerados desde
Pentecostes ao arrebatamento.
QUANTO AOS SEGUIDORES: Outros nomes:
a)Irmãos:A igreja é uma fraternidade ou comunhão espiritual, devendo ser abolidas as divisões que
separam a humanidade.
Ex: ”Nem grego nem judeu”-mais profunda das divisôes religiosas;
“Nem grego nem bárbaro”-mais profunda das divisões culturais;
“Nem servo nem livre”-mais profunda das divisões socio-econômicas;
“Nem macho nem fêmea”-mais profunda de todas as divisões humanas vencidas”,conforme
(1Co.14:26; Cl.3:11; Gl.3:28).
b)Crentes-Porque na sua doutrina a característica é a fé no Senhor Jesus, conforme (1 Co.1:21;
Gl.3:22; 1Tm.6:2);
c) Santos-(consagrados ou piedosos) porque estão separados do mundo e dedicados a Deus,
conforme (Rm.1:7;1Co.7:14; Ef.3:8);
d)Os eleitos ou escolhidos porque Deus os escolheu para um ministério importante e um destino
glorioso, conforme (Cl.3:21; Rm.11:7;Mc.13:20);
e)Discípulos-Aprendizes-sob preparação espiritual com instrutores inspirados por Cristo,
conforme(Mt.5:1;At.21:4;Jo.21:8);
f)Cristãos-porque a sua religião gira em torno da Pessoa de Cristo, conforme (At.11:26);
g) Os do Caminho: Nos dias primitivos porque viviam de acordo com uma maneira especial de
viver(At.9:2).
h) Da seita(dos nazarenos)- porque somos seguidores de Jesus Cristo de Nazaré, conforme
(At.24:5).
OBS :Nome “Católico” é uma transliteração do termo grego Kathólicos, que significa universal ou
geral.
No século II D.C., essa palavra tornou-se sinônimo de ortodoxo, ou seja, a igreja que mantinha a
doutrina verdadeira, em contraste com heresias da época.
Durante a Reforma Protestante, a palavra veio a designar as igrejas que aderiram ao papado.
Foi durante a cristianização do império romano, quando surgiu um clero formal e oficial, que a
igreja se institucionalizou.
Conforme Cipriano (258 D.C.)
A igreja era uma “instituição salvadora”.
A Igreja Cristã é espiritual e fiel.

5) ILUSTRAÇÕES DA IGREJA:
a)Corpo de Cristo:Cristo: Está presente no mundo por meio da igreja, o qual é seu corpo tomado
da raça humana em geral.
A vida de Jesus continua a ter expressão por meio dos seus discípulos como se evidencia no livro
de Atos dos Apóstolos e pela subsequente história da lgreja.(Jo.20:21). Cristo prometeu assumisse novo
corpo (Jo.15:5).
Jesus é conhecido no mundo mediante os que tomam o seu nome e participam de sua vida. Na
medida em que a igreja tem contato com Crista, sua cabeça, assim tem participado de sua vida e
experiências.
Tal qual Jesus, a igreja foi ungida, ameaçada, perseguida, mas ressuscita indestrutivelmente
(Cl.1:24).
O corpo de Cristo é composto de almas nascidas de novo (1Co.12:13). O cristão não é meramente
seguidor de Cristo, mas membro de Cristo e membros uns dos outros.
b) Templo de Deus: (1Pe.2:5-6): Templo é um lugar em que Deus, que habita em toda parte, se
localiza a sim mesmo em determinado lugar, onde o seu povo o possa achar “em casa, referencial de
fé.”
Assim como Deus morou no tabernáculo e no templo, assim vive, por seu Espírito na lgreja
(Pessoas transformadas e não na denominação).
Neste templo espiritual, os cristãos, como sacerdotes oferecem sacrifícios espirituais, sacrifícios de
oração, louvor e boas obras cristãs.(Ef.2:21,22; 1Co.3:16,17).
c) Noiva de Cristo: llustração usada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo testamento,
descrevendo a união e comunhão de Deus com seu povo. (2Co.11:2; Ef.5:25-27; Ap.19:7; 21:2; 22:17).

6) FUNDAÇÃO DA IGREJA:
a)Profeticamente: Assim como Israel foi uma nação chamada dentre outras para servir a Deus, na
tradução do Antigo testamento para o Grego, a palavra congregação (de israel) foi traduzida para
“ekklesia”(igreja), que continuaria sua obra na terra (Mt.16:18).
b)Historicamente: Surgida no dia de Pentecostes pela unção do Espírito Santo, como retorno da
shekinah, a Glória manifestada no tabernáculo, onde a obra foi feita pelo Espírito, operando mediante os
apóstolos, que lançaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregação, ensino e organização.
(Ef.2:20).

7) MEMBROS DA IGREJA: 
Condições:
a)Fé implícita no Evangelho e confiança sincera e de coração em Cristo como único e divino
salvador (At.16:31);
b)submeter-se ao batismo nas águas como testemunho simbólico da fé em Cristo
(Cl.2:12;1Pe.3:21);
c)confessar verbalmente esta fé (Rm.10:9,10; Mt.3:6;1 Jo.1:9).
Entrar na Igreja não é questão de unir-se à organização, mas tornar-se membro de Cristo.
Atualmente, a igreja tem aumentado em número e popularidade, com batismo e catequese
(ensino),mas poucos se convertem, ou seja, poucas pessoas são verdadeiramente cristãs de coração,
assim, existem cristãos verdadeiros em meio a cristãos de nome.
Devemos distinguir a igreja invisível (composta dos verdadeiros cristãos de todas as
denominações, cujos nomes estão escritos no livro da vida (Fl.4:3;Ap.3:5), da igreja visível (composta de
todos os que professam ser cristãos, cujos nomes estão escritos no rol de membros (Mt.13:36-43; 47-49;
2Tm.2:19-21).
lgreja é uma fase do Reino de Deus, fato este descrito por:a) ensino (Mt.16:18-19); b)parábolas
(Mt.13) e c)descrição de Paulo da obra cristã como parte do Reino de Deus (CoI.4:11).
A igreja pode ser considerada como arte do reino de Deus porque prega a mensagem que trata do
novo nascimento do homem, pelo qual se obtêm entrada nesse Reino. (Jo.3:3-5;1 Pe.1:23).

8) OBRAS DA IGREJA:
a) Pregar a Salvação a toda criatura (mat.28:19,20) e explanar o plano de salvação tal qual é
ensinado nas escrituras. Cristo tornou acessível a salvação para provê-Ia; a igreja deve torná-la real por
proclamá-Ia.
b)Prover meios de adoração Assim como Israel possuia um sistema de adoração divinamente
estabelecido, a igreja deve ser uma casa de oração para todos os povos, onde Deus é cultuado em
adoração, oração e testemunho.
c)Prover comunhão religiosa:O homem é um ser social e anela por comunhão e amizade, por isso
precisa se congregar com os que participam da mesma realidade espiritual.
A igreja provê uma comunhão baseada na paternidade de Deus e no fato de ser Jesus o Senhor
de todos, nesta fraternidade de experiência espiritual comum, livrando-os da solidão e desamparo pela
solidariedade, no calor do amor da comunhão.
d)Sustentar uma norma de conduta moral:A igreja é a “luz do mundo”, significando afastar a falta
de entendimento da ignorância moral; é o “sal da terra”, que preserva podridão da corrupção moral. A
igreja deve ensinaras homens a viverem bem e se prepararem para a morte.
e)Deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade,
contra as tendências de corrupção social, admoestando contra os perigos malignos.


9 -DÍZIMOS E OFERTAS:
O dízimo sempre fez parte da piedade religiosa de muitos povos como gregos, romanos,
cartagineses e árabes. No Antigo testamento, a raiz ASAR(dez) dá idéia de acumular, crescer, ficar rico
(Gn.28:22). “..Dai a Deus o que é de Deus.”(Mt.22:21)

DIZIMO:
A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus
(manutenção dos ritos religiosos) - (Lv.27.30-32; Hb 7.1-10).
O dízimo era usado para o sustento dos LEVITAS (Nm 18.21-24),dos estrangeiros, dos órfãos e
das viúvas (Dt.14.28-29).O Novo Testamento é acima de tudo, um pacto de liberdade, onde cada
pessoa deveria contribuir conforme sua prosperidade.
Jesus não condenou o pagamento de dízimos à Casa de Deus, mas a falta de justiça, amor,
misericórdia e fé dos fariseus (Mt.23:23).
Na parábola do fariseu e publicano, o fariseu não foi justificado porque dava o dízimo, mas porque
foi orgulhoso e presunçoso (Lc.18:12).
“Hb.7:8 - E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se
testifica que vive”Jesus está acima dos levitas os quais eram sacerdotes e recebiam dízimos.
Quem é nascido de novo, tem prazer em dar”.
A Lei do Espírito é agir com senso de responsabilidade e generosidade, sabendo que é privilégio
do cristão manter com parte de sua renda, a manutenção da adoração da igreja.
O amor é mais exigente que a Lei. Se vivemos na lei do amor, a falta de pelo menos o dízimo ou o
questionamento do não pagamento, pode revelar pouca sensibilidade e visão espiritual e consideração
pela Obra do Senhor Jesus Cristo.
Quanto maior a espiritualidade de um crente, maior será sua liberalidade para com o dinheiro a ser
contribuído para a causa do Evangelho. Se semearmos com abundância, superabundados (2Co.9:6-8).
Em Mt.5:20 -“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de
modo nenhum entrareis no reino dos céus”, essa justiça “dikaiosune” e retratada como, num sentido
amplo estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus.
Doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus em
integridade; virtude; pureza de vida; justiça pensamento,sentimento e ação corretos e num sentido
restrito, justiça ou virtude que dá a cada um o que lhe é devido. Jesus quis dizer que se a nossa
consideração para com Deus não for maior que a dos religiosos, estaremos muito longe de Deus.

10 - OFERTAS E SACRIFíCIOS
O povo de Israel fazia ofertas e sacrifícios a Deus regularmente, assim como os cristãos hoje em
dia tomam a comunhão na igreja, dão ofertas e oram.
Os Israelitas entregavam a Deus ofertas e sacrifícios para restabelecer um relacionamento com
Deus. Eles faziam isso numa época específica do ano, como na lua nova e na colheita.
Eles também faziam quando um voto era quebrado ou quando uma pessoa era julgada suja por
causa de um problema médico.
Alguns sacrifícios e ofertas eram feitos para comemorar alguns tempos chaves na história de
Israel, como por exemplo a páscoa.As regras quanto a ofertas e sacrifícios eram bem detalhadas e Deus
esperava que os israelitas as seguissem minuciosamente.


11) ADORAÇÃO DA IGREJA:
Existiam duas reuniões:Festa do Amor “Ágape” em adoração e a reunião de oração, louvor e
pregação. O culto público era realizado conforme o Espírito movesse as pessoas, com orações,
testemunhos e salmos, onde a adoração inspirada pelo Espírito era meio poderoso para atrair e
evangelizar os não-convertidos (1 Co. 14:24,2 5).
O culto particular “partir do pão”(At.2:42) era refeição em comum entre os discípulos; ao pedirem a
bênção de Deus sobre o alimento, se lembravam da última páscoa de Cristo e a ceia terminava em culto
de adoração.
A vida e a adoração a Deus estavam muito ligadas naqueles dias).
Depois,as reuniões se separaram.

12) ORGANIZAÇAO DA IGREJA PRIMITIVA: 
Após o Pentecostes, os cultos eram nas casas e no
Templo (At.2:46).
Não havia organização e o ensino era dado pelos apóstolos(At.2:46).
Quando a Igreja cresceu numericamente, houve a necessidade de organização para separar
pessoas para o Ministério e para resolver problemas internos.
Apóstolos e anciãos presidiam as reuniões democráticas e as igrejas não eram unificadas em
Ministérios denominacionais.
Não havia governo centralizado e cada igreja era autônoma e “livre” (mantinharn relações
cooperativas umas com as outras-(Rm.15:26; 2Co.8:9; Gl.2:10; Rm.15:1; 3Jo.8).
Os 12 apóstolos eram respeitados e exerciam autoridade, como Paulo que não tinha nada “oficial”,
mas puramente espiritual.
Nos séculos primitivos as igrejas locais, embora nunca lhes faltasse o sentimento de pertencerem
a um só corpo, eram comunidades independentes e com governo próprio, se relacionando com
comunhão fraternal por visitas de “delegados”, cartas, assistência e consagração de pastores.
Hoje, o mundo é diferente e a igreja precisa se organizar conforme as leis do país, mas precisa
voltar à prática e ao sentimento cristão primitivo de ser corpo de Jesus Cristo. SAIBAMOS QUE SOMOS
MEMBROS DO CORPO ESPIRITUAL DE CRISTO,DONO DE SUA IGREJA.


FIGURAS DA IGREJA:
a)Pastor e ovelhas (Jo.10);
b)Videira e ramos (Jo.15);
c)Pedra Angular e as pedras do edifício (Ef.2:19-21);
d)Sumo-sacerdote e reino de sacerdotes(1 Pe 2);
e)Ultimo Adão e a nova Criação (Rm.5);
f)Cabeça e corpo (1Co.12;
g) Noivo e noiva; marido e esposa (Ef.5;Ap.19);
Fim de sua Época: Arrebatamento-(2 Ts.2; Ap.3:10-q1;1Ts.1:10).



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