sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MINISTÉRIOS DA IGREJA




MINISTÉRIOS DA IGREJA: 

1) Desempenho de um serviço (At 7.53).
2) Exercício de um serviço religioso especial, como o dos levitas, sacerdotes, profetas e apóstolos
(1Cr 6.32; 24.3; Zc 7.7; At 1.25).
3) Atividade desenvolvida por Jesus até a sua ascensão (Lc 3.23).
4) Cargo ou ofício de MINISTRO, conforme (2Co 6.3; 2Tm 4.5).

A) Ministério Geral e Profético:
a)Apóstolos:
Cada um dos 12 homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as
bases da Igreja (Mt 10.2-4; Ef 2.20).
Apóstolo quer dizer “mensageiro”, isto é, aquele que é enviado para anunciar a mensagem de
Deus.
Por anunciarem o evangelho, Paulo e alguns outros também foram chamados de apóstolos (1Co
15.9; At 14.14).
Receberam a comissão de Jesus (Mt.5:10;GI.1:1); viram Cristo após a ressurreição (At.1:22;
1Co.9:1);gozavam de inspiração especial (GI.1:11; 1Ts.2:13); exerciam administração na igreja (1Co.5:3-6;2Co.10:8; Jo.20:22); levavam credenciais sobrenaturais (2 Co.12:12), cujo trabalho principal
era estabelecer igrejas em campos novos (2 Co.10:16).
APOSTOLO = MISSIONÁRIO (At.14:14; Rm.16:7).
b)Profetas e Profetizas:
Profeta ou profetisa era um homem ou mulher escolhido por Deus para falar por Ele e relatar fatos
no plano divino.
Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva, os circunstantes responderam dizendo, "Grande profeta
se levantou entre nós!" (Lucas 7:16; comparar com Marcos 6:15; 8:28).
No pensamento judeu, os acontecimentos religiosos mais claros encontram seu foco na chamada
e ministério de um profeta.
Essa era a forma como Deus se comunicava com seu povo.
Quando responderam a Jesus, as pessoas estavam de fato mais certas do que imaginavam. Deus
os visitara através dele.
Embora Jesus tenha sido mais do que um profeta, foi na verdade o clímax da ordem profética
predita por Moisés (Deuteronômio 18:15-19).
Tinham o dom da expressão inspirada. Enquanto o apóstolo e o Evangelista levava a sua
mensagem aos incrédulos (Gl.2:7,8), o ministério do profeta era particular aos cristãos.
Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus.
No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4).
No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e
fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11).
A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida
na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram
chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham
de Deus (Dt 18.20; At 13.6-12; 1Jo 4.1).
c)Mestres:
Dotados de dons para exposição da Palavra.
1) Professor; instrutor (Sl 119.99; Mt 10.24).
2) Título de Jesus, que tinha autoridade ao ensinar (Mc 12.14).
3) Pessoa perita em alguma ciência ou arte (Êx 35.35).
4) Pessoa que se destaca em qualquer coisa (Pv 24.8; Ez 21.31).
5) Capitão (Jn 1.6).

B) Ministério Local e Prático:
Toda organização tem pelo menos uma pessoa que trabalha nos bastidores.
Esta é a função do diácono ou presbítero na igreja.
Eles trabalham nos bastidores servindo e ministrando às necessidades das pessoas.
Algumas igrejas indicam "presbíteros", termo que descreve aqueles que exercem um papel de
liderança similar dentro da igreja.
Diáconos e presbíteros podem estar ou não na liderança durante um culto dominical típico como
um pastor ou ministro de adoração. Entretanto, seu trabalho de bastidores, conduzindo os negócios da
igreja e o trabalho de Cristo, é primordial.

a)Presbíteros ou Anciãos:
presbuteros - Lider da igreja.
Os presbíteros se dedicavam à direção das igrejas, ao ensino da doutrina cristã e à pregação do
evangelho.
A palavra grega presbyteros quer dizer “ ANCIÃO “, mas era usada para os líderes cristãos sem
referência à sua idade.
Nos tempos do NT os presbíteros também eram chamados de BISPOS (At 20.17,28; 1Tm 3.1-7; Tt
1.5-9).nomeado pela Igreja, com certas características (1Tm.3): (Bispos)-supervisores ou
superintendentes sobre a igreja local, especialmente em relação ao cuidado pastoral e à disciplina - 1
Timóteo 3:2-7 e Tito 1:6-9 listam as qualidades que uma pessoa tinha que ter para se tornar um bispo,
um oficial dentro da igreja.
A palavra grega que nos deu o título "bispo" e a palavra "episcopal", é freqüentemente traduzida,
nas bíblias modernas, como "ancião", "capataz", "pastor" ou "guardião". Jesus é chamado de "Pastor e
Bispo das vossas almas" (1 Pedro 2:25).
Um bispo, obviamente, tinha uma posição de autoridade, mas as tarefas de um bispo não são
definidas com clareza no Novo Testamento. Um de seus trabalhos era combater a heresia (Tito 1:9) e
ensinar e explicar as Escrituras (1 Timóteo 3:2).
Há também alguma evidência de que eles ajudavam a cuidar dos pobres, além de supervisionar a
congregação.
As cartas de Paulo a Timóteo e a Tito indicam que um bispo era considerado um líder na
congregação e uma pessoa que representava a igreja cristã a um mundo não cristão.
Dirigente da igreja cristã - Os bispos se dedicavam ao ensino da doutrina e à pregação do
evangelho.
A palavra grega epíscopos, que é traduzida por “bispo”, quer dizer supervisor ou superintendente.
Nos tempos apostólicos, o bispo cuidava de uma igreja local e era também chamado de
PRESBÍTERO (At 20.17-28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9; v. ANCIÃO).
Só mais tarde os bispos se tornaram responsáveis por um grupo de igrejas de determinada região.
O serviço do diácono diferia do serviço do presbítero.
Enquanto diáconos e diaconisas eram escolhidos por suas fortes características pessoais, os
presbíteros obtinham sua posição por laços de família ou indicação.
Seguindo um padrão definido relacionado ao sistema tribal (Números 11: 16-17; Deuteronômio
29:10), o presbítero exercia funções de liderança e jurídica em razão de sua posição na família, clã ou
tribo; ou em razão de sua personalidade, destreza, status ou influência; ou ainda por um processo de
indicação e ordenação.
Os presbíteros tinham várias funções. Por exemplo: I Timóteo 5:17 fala de presbíteros que
pregavam e ensinavam; Tiago 5:14 os mostra envolvidos num ministério de cura; I Pedro 5;2 os exorta a
apascentar o rebanho.
Assim, os profetas e mestres que dirigiam a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3) podem ter sido os
presbíteros daquela comunidade.

O PRESBíTERO NA COMUNIDADE CRISTÃ
Segundo o relato de Lucas sobre a origem e expansão do Cristianismo, os presbíteros já estavam
presentes na igreja de Jerusalém.
Em Atos, vemos os cristãos de Antioquia enviando mantimentos "aos presbíteros (das igrejas da
Judéia) por intermédio de Barnabé e Saulo (11:30).
Em sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé "promoveram os discípulos em cada igreja"
(Atos 14;23).
Mais tarde, foram enviados de Antioquia para Jerusalém "para os apóstolos e presbíteros" a fim de
esclarecê-los sobre o assunto da circuncisão dos gentios cristãos (Atos 15:2) e "foram bem recebidos
pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros" (Atos 15:4), que se reuniram para ouvir sobre o caso e
resolver a questão (Atos 15:6-23).
Não se sabe quem eram e como foram escolhidos esses presbíteros. Mas certamente foram
consideradas sua idade e proeminência lhes conferiu o privilégio de prestar serviço especial dentro de
suas comunidades.
Parece que atuavam de maneira semelhante aos anciãos das comunidades judaicas e do Sinédrio
(Atos 11:30; 15:2-6.22-23; 16:4; 21:18).

b) Pastores: 
As vezes, os presbíteros se chamavam pastores
poimen – como guardador
de gado (Gn 13.7).
2) Governante (Jr 3.15).
3) Deus (Sl 23.1) e Jesus (Jo 10.11).
4) Ministro da igreja (Hb 13.17, 1Pe 5.2).dom de cuidar do rebanho (Ef.4:11; At.20:28);

c) Evangelistas 
Pastores-evangelistas - Pregador que vai de lugar em lugar anunciando a boanova
de Jesus Cristo (At 21.8).
Deviam cuidar ou supervisionar (1Tm.3:1);presidir (1Tm.5:17); defender a sã doutrina (Tt.1:9);
Qualificações (1Tm.3:8-10;12-13); Ordenação (1Tm.4:4; Tt.1:5).
Durante o primeiro século, cada comunidade cristã era governada por um grupo de anciãos ou
bispos, diferente de hoje.
Mas, no início do terceiro século, homens foram colocados à frente.


d) Diáconos e Diaconisas-”Servos ou ajudantes”-
diakonos - (At.6:1-4; Fil.1:1) e
(Rm.16:1; FiI.4:3)-Qualificações(1Tm.3:8-13)-Auxiliares dos presbíteros (At.6:1-6)-Oficialmente
reconhecidos na igreja (Fil.1:1), cujo trabalho era visitar de casas e exercer ministério prático entre os
pobres e necessitados (1Tm.5:8-11) e ajudando os anciãos na Ceia do Senhor.
Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e
dos necessitados em geral.
O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13).

OS DIÁCONOS NA IGREJA PRIMITIVA
O termo diácono vem do grego e significa servo ou ministro.
A palavra "diaconato" descreve o serviço do grupo de diáconos e diaconisas dentro de uma igreja.

VISÃO DO NOVO TESTAMENTO
Várias referências seculares dão a diácono o sentido de garçon, servo, administrador ou
mensageiro.
Escritores bíblicos usam esta palavra para descrever vários ministérios e serviços.
Só bem mais tarde na igreja primitiva foi usado para indicar um grupo distinto de oficiais da igreja.
Entre seus usos comuns, diácono se refere a quem serve a refeição (João 2:5,9), servos do rei
(Mateus 22:13), ministro de Satanás (II Coríntios 11:15), ministro de Deus (II Coríntios 6:4), ministro de
Cristo (II Coríntios 11:23), ministro de Deus (Colossenses 1:24-25) e autoridade (Romanos 13:4).
O Novo Testamento apresenta o ministério do serviço como uma marca de toda a igreja, isto é,
como uma conduta normal para todos os discípulos (Mateus 20: 26-28; Lucas 22: 26-27).
Os ensinamentos de Jesus no julgamento final equiparam esse ministério com: alimentar os
famintos, acolher o próximo, vestir os que estão despidos, visitar os enfermos e encarcerados (Mateus
25: 31-46).
Todo o Novo Testamento enfatiza a compaixão pelas necessidades físicas e espirituais dos
indivíduos bem como quanto nos devemos doar para satisfazer essas necessidades.
Deus nos capacita para o serviço com vários dons espirituais. Quando realizamos esse serviço, em
última análise, ministramos ao próprio Cristo (Mateus 25:45).

ORIGEM
Alguns estudiosos da Bíblia estabelecem uma relação entre o "hazzan" da sinagoga judaica e o
serviço cristão do diácono.
O "hazzan" abria e fechava as portas da sinagoga, mantinha-a limpa e distribuía os livros para
leitura.
Jesus provavelmente passou o rolo do livro de Isaías para um diácono depois que acabou de lê-lo
(Lucas 4:20).
Outros estudiosos do Novo Testamento dão atenção considerável à escolha dos sete (Atos 6:1-6);
vêem aquele ato como um precursor histórico de uma estrutura mais desenvolvida (Filipenses 1:1; I
Timóteo 3:8-13 - as duas referências específicas ao "ofício" de diácono).
Cada apóstolo já estava sobrecarregado com várias responsabilidades.
No entanto, os doze apóstolos propuseram uma divisão do trabalho para assegurar assistência às
viúvas gregas na distribuição diária que a igreja fazia de alimento e donativos.
Sete homens de boa reputação, cheios do Espírito de Deus e de sabedoria (Atos 6:3), se
destacaram na congregação de Jerusalém, praticando caridade e atendendo necessidades físicas.
Alguns lembram que o diaconato não devia ser relacionado somente a caridade, pois os diáconos
eram pessoas de estatura espiritual.
Estêvão, por exemplo, "cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo"
(Atos 6:8).
Filipe, apontado como um dos sete, "os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de
Jesus Cristo" (Atos 8:12).
Filipe também batizava (Atos 6:38) e é mencionado como um evangelista (Atos 21:8).
Muitas igrejas provavelmente adotaram como modelo "os sete de Jerusalém" no seu quadro de
diáconos.
Em I Timóteo 3:8-13 são dadas instruções sobre as qualificações da função de diácono, a maioria
delas se relacionando ao caráter e comportamento pessoais.
Um diácono deveria falar a verdade, ser marido de uma só mulher, "não dado a muito vinho", e um
pai responsável. Alguns diáconos: Timóteo (I Tessalonicenses 3:2; I Timóteo 4:6), Tíquico (Colossenses
4:7), Epafras (Colossenses 1:7), Paulo (I Coríntios 3:5) e o próprio Cristo (Romanos 15:8).
A diaconia bíblica não se caracteriza por poder e proeminência mas por serviço ao próximo, por
cuidados pastorais.

DIACONISAS:
As mulheres também exerciam a função de diaconisas.
Em Timóteo 3:11, lemos que elas deveriam ser "respeitáveis, não maldizentes, mas temperantes e
fiéis em tudo". Por causa do grande número de mulheres convertidas (Atos 5:14; 17:4), as mulheres
atuavam na área de visitação, instruíam sobre discipulado e assistiam no batismo.
Em Romanos 16:1-2, lemos que Paulo elogiou Febe por ser uma ajudadora no serviço da igreja de
Cencréia.Em Romanos 12:8 e I Timóteo 3:4-5 encontramos outras qualidades desejadas no diácono.

e)Obreiro: 
Todo cristão que realiza a obra de Deus; Trabalhador; operário (1Cr 4.21; 2Tm 2.15). 2)
Pessoa que pratica ou planeja (Sl 14.4).

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